Caças turcos são acionados para retaliar ‘provocação grega’ sobre o Mar Egeu

A Força Aérea turca informou que respondeu a invasões de seu espaço aéreo por aviões gregos nos últimos dias. Segundo relata a agência estatal turca de notícias Anadolu, foram reportadas 30 violações em 3 dias. De acordo com as informações da defesa turca, a Grécia age de maneira provocativa no mar Egeu. Os gregos negam veementemente.

A Turquia afirma ainda que a Grécia ignorou apelos para uma solução pacífica dos problemas e continuou a aumentar a tensão na região. Nesse contexto, os aviões da Força Aérea Grega violaram o espaço aéreo turco 6 vezes em 26 de abril, pela primeira vez. 

Além disso, os aviões gregos teriam continuado em voos provocativos perto da costa turca em 27 de abril. Nas violações relatadas na quarta-feira, 27 de abril, elementos da Força Aérea Grega cometeram 22 violações no espaço aéreo turco, incluindo as regiões de Didim, Datça e Dalaman.

Do outro lado, por sua vez, a grega nega e põe a culpa na Turquia, dizendo ser inaceitável o comportamento do governo turco e que tais atitudes “colocam em risco a segurança de toda a Europa” e que “a atitude da Turquia não ficará sem resposta”. O lado grego foi ouvido pelo jornal Observador, de Portugal.

Google Maps

Lado Turco

Ressaltando que as relações da Turquia com a Grécia buscam a solução dos problemas por meios pacíficos e diálogo, no âmbito do direito internacional e da boa vizinhança, fontes de segurança turca disseram que, “em vez de segurar a mão da amizade estendida pela Turquia, a Grécia continua suas provocações em cada oportunidade”.

Apontando que a Grécia é a parte que inicia as violações e exibe atitudes agressivas, as fontes da Anadolu disseram: “Vê-se claramente que a Grécia continua suas atividades com o objetivo de provocação e desinformação”.

Os recentes desenvolvimentos da Turquia no contexto da Ucrânia, especialmente os desenvolvimentos na arena internacional, criaram grande desconforto do lado grego, disseram fontes, “A Grécia, que vê todo sucesso da Turquia como seu próprio fracasso, está tentando implementar uma provocação fictícia”, seguiram as fontes.

Réplica grega

“As ações da Turquia criam um clima de tensão particular na região (…) e mina a coesão da OTAN num momento particularmente crítico na região”, pode ler-se num comunicado divulgado esta quinta-feira pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Grécia, que anunciou o congelamento das medidas para restaurar as relações entre os dois países.

Tréplica turca

Expressando mais uma vez que o lado que tenta aumentar a tensão no mar Egeu é a Grécia, as fontes da agência turca fizeram a seguinte avaliação:

“Registros de radar refutam as alegações da Grécia, que tenta mostrar a Turquia como um agressor. É a Grécia que inicia as violações e exibe atitudes agressivas a cada 3 dias. No entanto, protegemos nossa segurança do espaço aéreo e nossos direitos, relevância e interesses dentro da estrutura do direito internacional, sem permitir nenhum fato consumado, ninguém deve duvidar que continuaremos a protegê-lo com perseverança e determinação”.

O difícil é dizer quem está certo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias