Caças Typhoon interceptam avião de passageiros durante a noite e deixam moradores confusos

Avião Airbus A320neo British Airways
Airbus A320neo da British – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Na noite da última sexta-feira (17), uma aeronave de transporte de passageiros foi interceptada e escoltada por dois caças Eurofighter Typhoon pelos céus próximos ao Aeroporto de Heathrow, em Londres, em um grande exercício militar simulando um cenário de sequestro.

A aeronave Airbus A320neo, registrada sob a matrícula G-TTNB, operada pela British Airways, decolou de Heathrow por volta das 21h30 de sexta-feira, com um código de chamada especial “CHARIOT”, voando inicialmente em direção ao norte, em direção a Norfolk.

Após a decolagem da aeronave, dois caças da Royal Air Force (RAF), pertencentes ao Esquadrão de Alerta de Reação Rápida, interceptaram o A320neo, dando início ao treinamento.

Eurofighter Typhoon – Imagem: Royal Air Force (RAF)

Os dois caças, então, escoltaram o avião da British Airways de volta a Heathrow, onde pousou quase uma hora e quarenta após a decolagem. No entanto, os residentes de Londres ficaram surpresos com o rugido incomum dos jatos sobre suas cabeças, sem entender exatamente o que estava acontecendo.

A natureza exata do exercício não foi divulgada publicamente, mas, em um comunicado divulgado pelo aeroporto, Heathrow afirmou que estava participando de um exercício de treinamento planejado “envolvendo parceiros governamentais e da indústria”.

“Os residentes podem notar algum ruído adicional no aeroporto relacionado às aeronaves envolvidas no exercício. Pedimos desculpas antecipadamente por qualquer inconveniente”, dizia o comunicado.

Trajetória da aeronave durante o exercício – Imagem: RadarBox

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias