Início Empresas Aéreas

Califórnia e outros três estados vão à corte contra a fusão da JetBlue e Spirit

Fotos por Anna Zvereva e Alan Wilson – Fotomontagem por AEROIN

Mais governos se juntaram contra a fusão das companhias aéreas JetBlue e Spirit, duas empresas de baixo custo dos Estados Unidos. Os procuradores-gerais da Califórnia, Carolina do Norte, Maryland e Nova Jersey, se juntaram ao Departamento de Justiça num processo antitruste movido originalmente pelos governos de Massachusetts, Nova Iorque e Distrito de Columbia.

Este processo tenta bloquear a compra da Spirit Airlines pela JetBlue, fundada pelo brasileiro David Neeleman e, portanto, uma “quase irmã” da Azul Linhas Aéreas. A compra, no valor de 3,8 bilhões de dólares, já foi aprovada pelas empresas, mas ainda precisa de aprovação governamental.

A alegação dos estados (onde as empresas têm forte presença) e do Departamento de Justiça é que a fusão iria favorecer um oligopólio e diminuir a competitividade no mercado aéreo americano.

Por outro lado as empresas alegam o contrário, dizendo que ao se juntarem vão fortalecer a competição contra os grandes grupos como a American, Delta, United e Southwest Airlines, que já dominam a aviação americana. Muita água ainda deve rolar sobre esse assunto.

Com Informações do Departamento de Justiça dos EUA

Sair da versão mobile