Camair-Co, de Camarões, fortalece a sua operação com a inclusão de dois aviões Embraer na sua frota

A Camair-Co, empresa aérea de bandeira dos Camarões, fortaleceu a sua operação com a inclusão de dois aviões Embraer na sua frota. Desde 16 de março, a companhia inicia a exploração de um Embraer E190-E1 (MSN 163, SX-PTM, com 16 anos) na sua rede, seguido pela chegada de um E195-E1 (MSN 361, SX-RMA, de 14 anos) em 24 de março. Estas aeronaves comportam 100 e 108 passageiros, respectivamente.

Estes modelos complementam outro Embraer, um E175 de 88 lugares (MSN 337, SX-KAA, de 12 anos) que entrou para a frota a 8 de março. De acordo com os dados do Flightradar, estas três aeronaves servem principalmente rotas domésticas que ligam Yaoundé, Douala, Maroua e Garoua, além de destinos regionais como Bangui, Libreville e N’Djamena.

Todas as três aeronaves foram locadas pela Marathon Airlines, uma especialista europeia em fretamentos ACMI com sede em Atenas, Grécia, detentora da CTA da EASA com o número de registro GR-062. Em 2024, a Marathon Airlines pretende obter a sua certificação IOSA, informa o site Newsaero.

Liderada pelo CEO grego Andrew Kaiafas, a Marathon Airlines é a empresa irmã da companhia aérea privada da Guiné Equatorial, Cronos Airlines, que também loca dois aviões Embraer, um E145 (TJ-KMM) e um E135 (TJ-AKK), para a Camair-Co a longo prazo.

Em uma declaração recente, a Camair-Co explicou as locações temporárias como resultado do “despacho antecipado de uma parte da sua frota para manutenção em antecipação aos períodos de pico de férias e peregrinações”.

A companhia aérea também alertou aos passageiros para esperarem interrupções no seu horário de voos. Entre as aeronaves que estão em manutenção em Addis Ababa estão um Boeing 737-700 e um Q400, enquanto a empresa continua a operar o seu segundo Q400. A Camair-Co possui ainda duas outras aeronaves, um Boeing 737-700 e um 767-300, atualmente “estacionadas” na Etiópia.

Com estes acréscimos, a Camair-Co consolida a sua posição como uma companhia aérea operada predominantemente por aeronaves da Embraer, com um total de cinco aviões fabricados no Brasil na sua frota, desde o ERJ-135 de 37 lugares ao E195-E1 de 108 lugares.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias