Início Indústria Aeronáutica

Câmera na fuselagem mostra voo de teste do novo avião comercial MC-21-300

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Na última quarta-feira, dia 22 de abril, a russa United Aviation Corporation (UAC) anunciou que retomou o programa de voo de teste de sua nova aeronave comercial MC-21-300 e, juntamente com a retomada, publicou um vídeo que gravou com uma câmera presa na fuselagem do jato. Uma incrível filmagem mostrando em detalhes os movimentos da aeronave no céu!

Segundo a UAC, o retorno dos voos ocorre após uma pausa para calibrar as operações de acordo com as medidas do coronavírus. A alternativa da fabricante russa ao 737 MAX da Boeing já concluiu quase metade dos voos necessários para garantir a certificação.

Depois de uma interrupção em seu programa de teste, o Irkut MC-21-300 voltou a subir ao céu do Instituto de Pesquisa de Voos Gromov, a 40 km de Moscou, na segunda-feira (20). A UAC, fabricante do avião, disse que os testes foram interrompidos por um breve período por causa das “recomendações do governo para minimizar a disseminação da COVID-19”.

A fabricante espera que os testes sejam concluídos até o final do ano e lançará seu primeiro jato nas cores da companhia aérea russa Aeroflot até 2021. Cerca de 350 outros voos serão necessários antes que a aeronave seja certificada para produção comercial, mas a UAC está otimista quanto ao progresso que está fazendo.

No comunicado divulgado na quarta-feira (22), a fabricante disse que aumentou a frequência de voos de teste para o modelo desde o início de 2020, e que novos sistemas permitem medir até 40.000 parâmetros de voo.

A aeronave realizou testes em altitudes e velocidades características de voos comerciais. Especificamente, os voos se concentraram em testar ângulos extremos de ataque e testes de vibração. Os pilotos de teste também realizaram várias avaliações, decolagens e aterrissagens com falha de motor simulada.

Com tantos pedidos para o 737 MAX sendo cancelados nos últimos dois meses, a UAC considera que é o momento certo para a indústria aeronáutica russa decidir fabricar ou desistir do MC-21, pois não haverá outra chance de cortar o atual duopólio entre a Airbus e a Boeing.

Confira a seguir a filmagem do voo de teste, que mostra não apenas decolagem, cruzeiro e pouso, mas também momentos em que a aeronave fez manobras nas alturas, até mesmo abaixando o trem de pouso lá em cima:

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Sair da versão mobile