Início Aeroportos

Câmera registra momento em que a pista do aeroporto de Taiwan tremeu durante o terremoto

Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu Taiwan na quarta-feira (3), deixando mortos e feridos, assim como danos significativos em várias edificações. Sungo informação do United States Geological Survey, o epicentro do tremor se localizou cerca de 18 quilômetros ao sul-sudoeste de Hualien, na costa leste da ilha, com profundidade aproximada de 35 quilômetros.

O fenômeno deflagrou alertas de tsunami no Japão e nas Filipinas, que foram posteriormente cancelados. Entre as fatalidades confirmadas, há três pessoas que foram atingidas por rochas, segundo relatos da imprensa local.

O momento do terremoto foi registrado em vídeos um indivíduos no Aeroporto Internacional de Taoyuan e também pela câmera ao vivo do aeroporto, que registrou o tremor sob a perspectiva da pista de pouso.

Nas imagens do terminal, é possível ver os passageiros buscando abrigo enquanto o prédio tremia intensamente. A mídia local reportou que o aeroporto sofreu danos estruturais, com partes do teto desabando.

Conforme divulgado pelo Focus Taiwan, a Taoyuan International Airport Corporation estabeleceu um centro de resposta de emergência para auxiliar os passageiros após o terremoto. A publicação acrescentou que dois cidadãos taiwaneses e um viajante vietnamita foram atingidos por destroços, mas prosseguiram com suas viagens.

A agência de monitoramento de terremotos de Taiwan mediu a magnitude do terremoto em 7,2, enquanto o US Geological Survey a avaliou em 7,5 na escala Richter. Trata-se do terremoto mais forte a atingir Taiwan nos últimos 25 anos.

Em relação ao impacto na aviação regional, o Aeroporto de Naha, em Okinawa, no Japão, foi temporariamente fechado devido ao alerta de tsunami. Várias companhias aéreas cancelaram voos para Taiwan logo após o terremoto. Japan Airlines e All Nippon Airways anunciaram perturbações em seus voos.

Em sua última atualização nas redes sociais, a Taoyuan International Airport Corporation informou que as operações haviam retornado ao normal, mas aconselhou os passageiros a terem um tempo extra para suas viagens.

As imagens da pista de pouso (abaixo) mostram o tremor começando logo após a decolagem de uma aeronave (por volta de um minuto de vídeo).

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile