Câmera térmica capta helicópteros combatendo o fogo em hangar histórico

Um dos hangares mais históricos dos EUA ficou em chamas na Califórnia e foi necessário o uso de helicópteros para combater o fogo.

Imagem – Coulson Aviation

O incêndio começou num dos dois hangares históricos da Estação Aeronaval dos Fuzileiros Navais de Tustin. Ela é localizada no condado de Orange, na grande Los Angeles, ficando não distante da Disneylândia e do Aeroporto John Wayne.

A estação foi construída em 1942, no ápice da Segunda Guerra Mundial, para servir como principal base de balões e dirigíveis da Marinha Americana (US Navy) que eram usados para patrulhar o Oceano Pacífico a procura de navios e submarinos da Marinha Imperial do Japão.

Os hangares lembram em muito a estrutura que se tem hoje na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, que ainda é utilizada para abrigar os caças do Esquadrão Jambock, o mais tradicional da Força Aérea Brasileira.

Eles são feitos de madeira e tem um pé direito (altura interna entre o chão e teto) muito alto, com 59 metros de altura para permitir a entrada dos dirigíveis. A US Navy usou as instalações até o final da década de 1940, passando-a para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, os Marines.

Com eles, as instalações foram usadas para manutenção de helicópteros da 3rd Marine Aircraft Wing (3rd MAW), servindo de apoio à Estação Aeronaval de El Toro, que ficava alguns quarteirões distante.

No entanto, em 1999 a US Navy saiu da histórica base aérea de Miramar, em San Diego, concentrando as atividades do Top Gun em Fallon, no estado vizinho de Nevada, e os Marines aproveitaram e transferiram todos os esquadrões da 3rd MAW para Miramar, fechando as bases do Condado de Orange.

Enquanto El Toro virou um parque municipal, Tustin foi passada para a administração municipal local, que loteou algumas áreas para comércio e uso residencial, mas deixou os hangares de pé pela história e também para uso de várias agências públicas, incluindo polícias e bombeiros, que colocaram instalações próximas dos hangares.

Mas, na última terça-feira, dia 7, um incêndio começou em um dos dois hangares e se alastrou rapidamente pela estrutura de madeira. Com o risco de colapso os bombeiros decidiram não entrar de fato no hangar, fazendo apenas o combate por fora e pelo ar, com helicópteros Boeing CH-47 Chinook da Coulson Aviation.

A Coulson é uma empresa privada que presta serviços de combate ao incêndio com aviões e helicópteros para vários governos, sendo a primeira no mundo a operar com um Boeing 737 para esta finalidade.

A empresa divulgou um vídeo de uma câmera térmica instalada em um de seus Chinook que mostra outro helicóptero do mesmo modelo fazendo o combate ao incêndio no hangar, já com parte do teto colapsado:

O combate ao incêndio durou toda a noite e precisou de reforço de outras cidades do condado de Orange assim como do condado de Los Angeles, além da própria CALFIRE, que é a força estadual de combate a incêndios florestais.

Imagem do hangar após o incêndio | Foto – FlynntheProtogen
Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.