Campeonato Brasileiro de Paraquedismo tem participação da Força Aérea

Imagem: Força Aérea Brasileira

Entre os dias 12 e 18 de outubro, a Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), sediou o 31º Campeonato Brasileiro de Paraquedismo das Forças Armadas. O evento é organizado pelo Ministério da Defesa, por meio da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB).

Neste ano, 24 militares das Equipes da Marinha – Netunos, do Exército – Cometas e da Força Aérea – Falcões, disputaram as modalidades de Precisão, Estilo e Formação em Queda Livre e conseguiram boas colocações.

A equipe da FAB conquistou o 1º lugar por equipe na Modalidade Precisão, sendo seis vezes campeões consecutivos nesta prova. No quesito individual, o Suboficial Antônio Augusto conquistou o 1º lugar, o Tenente Rodrigo Gonçalves ficou em 2º e o Sargento Willie de Paula Tito foi o 3º colocado. 

Imagem: Força Aérea Brasileira

Já o 3º lugar individual na Modalidade Estilo foi conquistado pela Sargento Especialista em Comunicações Cássia Bahiense Neves. Na Modalidade Formação em Queda Livre, por equipe, o 3º lugar ficou para a equipe da FAB. A 2ª colocação na Modalidade Precisão Absoluto – individual, foi conquistada pelo Suboficial Antônio Augusto.

Na classificação geral de todas as modalidades, o 2º lugar, por equipe, foi alcançado pela FAB, com a equipe formada pelo Tenente Rodrigo Gonçalves, Suboficiais Roberto Carvalho e Antônio Augusto, Sargentos Diogo Rocha, Willie de Paula Tito e Leandro Simões Duarte. 

Gostaria de agradecer a Deus, à minha família, aos nossos técnicos e demais integrantes da equipe. Chegar até aqui foi um caminho longo e árduo, de muito esforço, garra, abnegação e dedicação. Estar ao lado dos melhores paraquedistas do Brasil, representando a Força Aérea Brasileira e o Berço dos Especialistas, é a maior honraria na vida de um atleta, em especial para mim, que sou filho de paraquedista. Disputar esta competição em Guaratinguetá (SP), cidade onde nasci, cresci e fui forjado, ficará marcado sempre na minha história e no meu coração”, comentou o Sargento Willie de Paula Tito.

Imagem: Força Aérea Brasileira

O campeonato também teve como objetivo selecionar as equipes para o próximo Campeonato Mundial Militar do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), que será realizado em julho de 2024, na Hungria.

A cerimônia de premiação foi presidida pelo Diretor do Departamento de Desportos Militar, Vice-Almirante Fuzileiro Naval Roberto Rossatto, acompanhado do Comandante da Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR), Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues.

É uma grande honra para nossa Escola sediar o 31º Campeonato Brasileiro de Paraquedismo das Forças Armadas. Este evento é uma verdadeira celebração de dedicação, coragem e habilidades de nossos militares, que se destacam tanto em suas atividades operacionais quanto no esporte. O paraquedismo é uma modalidade esportiva que mais se aproxima das atividades operacionais”, ressaltou o Comandante da EEAR sobre a importância do evento.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias