Início Indústria Aeronáutica

Canadá alerta sobre risco de falha de pá do popular motor turboélice PT-6, usado no Embraer A-29

Foto – DepositPhotos

ERRATA: Ao contrário do informado inicialmente, a TC não detalhou se as pás (blades) são da hélice ou da parte interna do motor (turbina).

A Agência de Aviação do Canadá, a Transport Canada (TC), identificou uma falha em uma pá de rotor do motor turboélice mais popular do mundo, o PT-6 da Pratt & Whitney. A TC informou que houve um relatório recente de falha da pá PT2 em um motor P&WC PT6A-67 em serviço. Além disso, houve outros dois eventos de falhas da pá do rotor PT2 durante testes nas instalações do fabricante.

As falhas das pás em todos os casos foram contidas e não tiveram problemas maiores. A P&WC ainda está investigando a causa-raiz das falhas, mas a investigação preliminar determinou que os módulos da turbina de potência em todos os motores dos eventos continham pá com o Part Number (P/N) 3056693-01 recém-fabricadas.

Em todos os casos, as pás tinham acumulado menos de 25 horas de tempo de voo desde novas. A falha deste componente poder levar à perda de potência do motor ou a um desligamento durante o voo, potencialmente resultando em controle reduzido da aeronave.

A Diretriz de Aeronavegabilidade de Emergência (Emergency AD) exige a remoção das pás suspeitas antes do próximo voo. As ações corretivas contidas nesta AD são consideradas ações temporárias até que a investigação da causa raiz seja concluída.

O procedimento a ser adotado é retirar as pás que estejam listadas na tabela mais abaixo, e substituir por outras do mesmo modelo mas que não estão no “recall”. As aeronaves que podem ter esse modelo instalado são: Embraer A-29 Super Tucano, Basler Turbo BT-67, Daher Socata TBM 700/850/900/910/930/940, Shorts 360, Piaggio P.180 Avanti, Pilatus PC-12/NG e PC-21, EPIC LT, drone IAI HeronTP, Air Tractor AT-802, e da Beechcraft os modelos King Air 300 e 350, B1900D e T-6 Texan II, além de outras aeronaves menos populares.

A AD completa e com os detalhes dos motores afetados está disponível neste link.

Sair da versão mobile