Início Indústria Aeronáutica

Canadá alerta sobre risco de travamento de roda do Airbus A220 na neve

Foto – DepositPhotos


O governo do Canadá emitiu um alerta sobre travamento de rodas do Airbus A220 em operações na neve. Foram relatados eventos de desempenho abaixo do esperado do sistema antideslizamento – o anti-skid – em pistas contaminadas (por neve) durante o pouso, resultando em rodas momentaneamente travadas.

A Transport Canada, que regula a aviação no país, verificou que apesar da implementação da função da função que evita o travamento de roda no A220, as rodas não recuperaram a rotação livre devido à baixa fricção entre a pista contaminada e o pneu.

Quando a velocidade da roda estava abaixo de 30 nós (55 km/h), embora a velocidade da aeronave em si estivesse acima de 30 nós, a proteção contra roda travada era inibida, e uma ou mais rodas ficavam travadas.

As condições de roda travada podem ser assimétricas ou simétricas entre ambas as rodas em um trem de pouso principal e/ou entre ambos os trens de pouso principais. Isso pode resultar em um desempenho de frenagem ruim e problemas de controle direcional – a aeronave pode desviar longitudinal e lateralmente, especialmente com vento lateral, ao operar em superfícies contaminadas. Os pneus também podem ser encontrados danificados após o voo ou durante a inspeção externa.

Foi que recomendado através do documento CASA 2023-07 que os proprietários e operadores devem garantir que todas as tripulações estejam cientes e apliquem os procedimentos operacionais recomendados fornecidos pela Airbus Canada no documento A220-FOT-00-00-001, Revisão A, de 28 de julho de 2023, ou revisões posteriores, e A220-FOT-32-40-002 de 12 de setembro de 2023, ou revisões posteriores. Essas recomendações visam mitigar o desempenho de antideslizamento piorado em operações em pistas contaminadas.

A Transport Canada informou que continua a colaborar com a Airbus Canada para avaliar esse problema, e que no futuro pode recomendar ou impor ações corretivas, conforme necessário. Atualmente apenas a Air Canada opera o jato domesticamente no país, dos modelos A220-300.

Sair da versão mobile