Uma aeronave de histórico exemplar e muito querida no Canadá está se aposentando após 55 anos. Ele também tem muita história para contar no Brasil.
O de Havilland Canada DHC-5 Buffalo, ou simplesmente Búfalo para os mais próximos, é um avião turboélice bimotor de grande capacidade operacional e que fez história no seu país de nascimento, o Canadá, e também no exterior. No último dia 15 de janeiro, a Real Força Aérea Canadense (RCAF) realizou a sua última missão de busca e salvamento, aposentando-o em seguida.
O seu design único, com asa alta e um longo trem de pouso, eram identificáveis de longe e ilustravam a robustez da aeronave, que conseguia pousar em pistas muito curtas e sem preparação alguma, tal como mostra a foto tirada no Brasil, abaixo:
Esses diferenciais fizeram dele uma aeronave muito útil no Canadá, que conta com dezenas de comunidades remotas e isoladas, onde só é viável chegar de avião. Algo parecido com o Brasil, sendo um avião que ajudou a desbravar e conectar a Amazônia, aceito por muitos como o principal responsável por conectar ao “mundo exterior” muitas aldeias e tribos indígenas.
Na Força Aérea Brasileira foram 39 de serviços prestados, de 1968 até 2007, já no Canadá o serviço chegou a meia década, batendo 55 anos em 2022. Por isso, o Canadá tem celebrado a aposentadoria do Búfalo, e fez um vídeo especial com depoimentos dos militares sobre as missões feitas com o avião.
Assista a homenagem ao desbravador avião:
Com a aposentadoria no Canadá, o Búfalo agora segue apenas em serviço limitado no Egito e no Sudão, seus últimos operadores militares.