Cancelamentos da Azul Conecta no Ceará chegam a metade dos voos

Várias rotas no interior cearense ficaram sem serviço em maio pelos consecutivos cancelamentos de voos da Azul Conecta.

Imagem: Azul Linhas Aéreas

O braço regional da Azul, que opera exclusivamente com aeronaves Cessna C208 Caravan, com capacidade para até 9 passageiros, tem passado por dificuldades operacionais no Ceará. Segundo levantamento feito na ANAC pelo Diário do Nordeste, das partidas previstas para serem feitas com o monomotor turboélice, apenas metade foi cumprida no mês de maio.

As rotas da Conecta no Ceará, assim como em Pernambuco e Minas Gerais, têm isenção de ICMS sobre combustíveis e metade do imposto nos outros voos feitos por aviões maiores. De Fortaleza, os voos partem para Aracati, Crateús, Iguatu, Jericoacoara, Sobral e São Benedito.

A rota para Sobral foi a mais afetada em maio, sem nenhuma operação. Os únicos voos que têm sido mais regulares são os da chamada “Rotas das Emoções”, que passa por Jericoacoara e conta com visuais paradisíacos. Ainda segundo o Diário, a ocupação média em todas as rotas é próxima de 50%, o que significa em 4 ou 5 passageiros por avião.

A Azul informou ao governo do Ceará que vários motivos operacionais, incluindo manutenções não programadas, ocasionaram os cancelamentos.

Pessoas próximas a operação relataram ao AEROIN que um dos problemas da Azul seria a chamada “escala furada”, dada a evasão de pilotos da Conecta para a LATAM e outras concorrentes.

A companhia, inclusive, abriu recentemente recrutamento para o cargo de instrutor de simulador de voo, com 10 vagas, mas enfatizando que a posição será de aeroviário (quem trabalha na empresa aérea, mas fica em solo), visando deixar claro que não irá assumir voos reais.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias