Cão descobre passageiro levando várias cabeças mumificadas na bagagem ao desembarcar no Aeroporto de Boston

Imagem meramente ilustrativa

A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP) reportou nesta semana um caso no qual interceptou, no dia 8 de janeiro de 2024, um indivíduo que tentava importar ilegalmente restos mortais mumificados de quatro macacos para os Estados Unidos, através do Aeroporto Logan, de Boston. O indivíduo regressava aos EUA após uma visita na República Democrática do Congo.

Na chegada dos voos estrangeiros ao Aeroporto Logan, as unidades da CBP Canine (divisão de cães de faro K9) sempre realizam uma triagem preliminar das bagagens. Durante a triagem do voo 225 da Delta, chegando de Paris, França, o K9 Buddey alertou seu encarregado sobre uma bagagem específica.

O K9 Buddey – Imagem: CBP

Ao ser questionado sobre a sacola, o passageiro declarou que continha apenas peixe desidratado. A bagagem foi radiografada e parecia conter peixe desidratado. Ainda assim, após inspeção física, o policial identificou os restos desidratados de quatro macacos.

Imagem: CBP

A carne crua ou minimamente processada de animais selvagens em algumas áreas do mundo, incluindo África, é referida como “carne de caça”. A carne de caça vem de uma variedade de animais selvagens, incluindo morcegos, primatas não humanos (macacos) e duiker (antílopes), e pode representar um risco de doenças transmissíveis. Esses tipos de carne não podem entrar nos Estados Unidos.

A CBP contactou imediatamente o Centro de Controlo de Doenças (CDC), a agência com autoridade reguladora sobre material de primatas. O CDC solicitou que a bagagem contendo a carne de caça fosse apreendida e que a Delta Airlines destruísse ou devolvesse as malas para a França. Os 4 quilogramas de carne de caça foram detidos pelo CDC e marcados para destruição.

“Os perigos potenciais representados pelo transporte de carne de caça para os Estados Unidos são reais”, disse Julio Caravia, Diretor de Porto de Área de Boston da CBP. “A carne de caça pode transportar germes que podem causar doenças, incluindo o vírus Ebola. O trabalho da unidade K9 e do Especialista Agrícola da CBP foi vital para evitar que este perigo potencial entrasse nos EUA”, finalizou.

Informações da CBP

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias