Início Diversos e Eventos

Carregador móvel inteligente para aeronaves elétricas foi apresentado pela VoltAero no Dubai Airshow

Concepção gráfica da aeronave elétrica Cassio 330 – Imagem: VoltAero

A fabricante aeronáutica francesa VoltAero apresentou durante a semana, no Dubai Airshow 2023, um carregador móvel universal para a família de seus aviões elétricos-híbridos Cassio e para outras aeronaves elétricas.

Segundo a empresa, esta unidade de carregamento inteligente faz parte de sua estratégia de criar a infraestrutura para sua família de aviões Cassio, que começa com o Cassio 330 de cinco lugares. O carregador também será oferecido para aplicações com outras aeronaves elétricas e os veículos elétricos de pouso e decolagem na vertical (eVTOLs).

Imagem: VoltAero

Capaz de fornecer energia para recarregar o Cassio 330 em aproximadamente 30 minutos, o carregador utiliza uma combinação inteligente de supercapacitores e baterias para uma potência de 100 kW. Como parte da “inteligência” da unidade, ela pode ser programada para ativação autônoma em um local designado em um aeroporto ou zona de pouso para recarga de aeronaves.

“Este último desenvolvimento ressalta como a VoltAero e seus parceiros já estão dando passos além do nosso desenvolvimento da revolucionária família Cassio para desenvolver uma infraestrutura otimizada que apoiará o setor de aeronaves elétricas”, disse Jean Botti, CEO e Diretor de Tecnologia da VoltAero.

Além da estreia mundial da unidade de carregador inteligente no Dubai Airshow, a exibição da VoltAero incluiu motores de combustão interna de quatro e seis cilindros da Kawasaki Motors para o módulo de propulsão elétrico-híbrido da aeronave Cassio. Esses motores serão capazes de operar com hidrogênio, com a VoltAero visando um demonstrador elétrico de hidrogênio Cassio 330 para 2025.

O conceito de propulsão VoltAero é o seguinte: a aeronave Cassio utilizará um motor elétrico na unidade de propulsão híbrida montada na fuselagem traseira para energia totalmente elétrica durante o taxiamento, decolagem, voo primário (se a distância percorrida for inferior a 150 km) e pouso; o recurso híbrido – com motor de combustão interna – entra em ação como extensor de alcance, recarregando as baterias durante o voo.

Além disso, este elemento híbrido serve como backup em caso de problema com a propulsão elétrica, garantindo uma verdadeira funcionalidade à prova de falhas.

Ao integrar o seu sistema de propulsão elétrico-híbrido patenteado na fuselagem projetada especificamente para o projeto, a VoltAero afirma que o Cassio proporcionará um desempenho muito superior em comparação com a concorrência atual e proporcionará custos operacionais significativamente mais baixos.

Sair da versão mobile