Quem embarca ou desembarca na estação Expedicionários, na Linha Nordeste, desfruta de uma paisagem peculiar: o vai e vem de aviões na pista do Aeroporto de Fortaleza. Localizada atrás do terminal aeroportuário da Capital, a estação tem sua plataforma localizada ao lado da pista do aeroporto, fornecendo uma visão única dos pousos e decolagens.
A estação tem recebido não apenas passageiros do transporte sobre trilhos, mas também curiosos que querem ver de perto a movimentação das aeronaves. Inaugurada em dezembro de 2022, a estação Expedicionários tem embarque gratuito – assim como as outras 10 estações da Linha Nordeste -, não sendo necessário nenhum tipo de cartão, cadastro ou carteirinha para embarcar, seja para pegar o trem ou apenas para observar aviões.
O funcionamento é de 5h30 às 22h50. Por dia, 58 viagens de trem saem da estação Expedicionários, sendo 29 com destino à Parangaba e outras 29 com destino ao Mucuripe. Em breve, a estação Expedicionários também será fisicamente integrada ao aeroporto, contando com uma rota de trem exclusiva para quem precisa chegar ou partir do aeroporto usando o transporte sobre trilhos.
Este acesso será feito por meio do VLT Ramal Aeroporto, cujas obras – realizadas pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) -, estão avançadas. O VLT Ramal Aeroporto terá 2,4 quilômetros de extensão, sendo 0,9Km em elevado, com duas estações de embarque e desembarque.
Cadastro de spotters
Segundo o Governo de Fortaleza, rezando pela segurança operacional, o Metrofor exige cadastro prévio para o acesso de spotters na Estação Expedicionários. Spotters são pessoas que produzem, de forma recorrente, fotos e vídeos de aviões em seus pousos e decolagens.
Apesar de ser um local público e um dos poucos pontos de visualização e fotografia de aeronaves no Aeroporto, a Estação Expedicionários do Metrô de Fortaleza agora dá menor liberdade para os frequentadores que apreciam a aviação, indo no sentido contrário de outros locais do mundo.
Com base na justificativa apresentada, a Estação alega que seu espaço é limitado e, portanto, permite a presença de até no máximo seis spotters simultaneamente. Isso é feito para assegurar que a atividade, que aparentemente não causa transtornos, não interfira no fluxo de passageiros.
O cadastro também é necessário para preservar os horários de pico de movimentação de passageiros. Nesses horários, não é permitido o acesso de spotters. O horário reservado para esta finalidade é das 9h às 15h e das 19h até o encerramento, de segunda a sábado. O regulamento completo da atividade de spotters na estação Expedicionários pode ser consultado clicando aqui.
Linha Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe)
A Linha Nordeste registra por dia 14,3 mil embarques, em média. O funcionamento é de 5h30 até por volta de 23h. Os horários exatos das partidas em cada estação podem ser consultados em metrofor.ce.gov.br/horarios. O embarque é gratuito.
A linha possui 11 estações para embarque e desembarque, em um trajeto de 13,2 Km de trilhos, que atendem a dezenas de bairros populosos da capital cearense. A via liga a Parangaba ao bairro do Mucuripe, e opera com Veículos Leve sobre Trilhos (VLT), movidos a diesel.
Com informações do Governo do Ceará
Leia mais: