Início Empresas Aéreas

CEO da LATAM Brasil pede a maior calma possível aos passageiros diante dos impactos dos imprevistos e das chuvas

Diante dos muitos atrasos de voos pela qual tem passado a aviação brasileira nas últimas semanas, tanto pelas constantes chuvas em diversos estados, quanto por imprevistos como as duas ocorrências no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o CEO da LATAM Brasil, Jerome Cadier, publicou um conteúdo nesta semana no qual busca explicar aos passageiros o quanto estas situações impactam as operações das companhias.

Além de falar um pouco do desafio de lidar com dezenas de cancelamentos por fatores fora do controle de companhia, Cadier também pede que todos tenham a maior calma possível.

Veja a seguir, na íntegra, o que disse o diretor executivo da companhia. Vale ressaltar que a publicação foi feita antes da ocorrência da noite de ontem em Congonhas.

Mais um dia na aviação.

Tem virado cada vez mais frequente ter que lidar com um clima imprevisível. Se é ou não consequência do aquecimento global, eu deixo para os cientistas, mas o fato é que chuvas como as do último domingo em São Paulo são cada vez mais comuns.

Em muito pouco tempo, cai muita água e com ventos muito fortes. Pousos e decolagens são suspensos por segurança, às vezes por poucos minutos, às vezes por mais.

É difícil entender o quanto isto é disruptivo para a operação de uma cia aérea.

Os voos que deviam chegar são atrasados, alguns alternam para outros aeroportos, sejam pelo clima, seja pela situação do combustível. Com isto os voos que dependiam da chegada da aeronave no aeroporto certo e a tempo começam a ser cancelados e a bola de neve cresce exponencialmente quanto mais longa é a suspensão de operações.

Pior ainda no final da tarde porque é quando muito da nossa operação chega em Guarulhos para conectar com os voos internacionais da noite. No domingo foi ainda pior porque Congonhas fechou por mais 45 minutos, além do impacto da chuva, por um avião menor com pneu furado (aliás, retiraram muito mais rápido do que naquele caso polêmico de 9 horas!). Isto aumentou o impacto na rede toda.

Recompor isto é um grande quebra cabeça com mil restrições e um número tão grande de soluções possíveis. O que todas estas soluções tem em comum é que todas envolvem atrapalhar os planos de milhares de passageiros, alguns mais, outros menos.

A única coisa que peço é que todos que infelizmente são afetados por estas chuvas tenham a maior calma possível. Em momentos como este, eu sei que cada colaborador da Latam está tentando resolver da melhor forma possível, dentro das restrições que existem.

No domingo, para a Latam, foram 102 cancelamentos, 13 mil passageiros impactados e 3 mil passageiros desconectados, além de 23 voos alternados impactando 4 mil e desconectando 1,5 mil.

Mais um dia na aviação!

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile