Início Aviação Militar

Céus do mundo perderão em elegância no ano que vem com a aposentadoria do KC-10 da USAF

Foto: USAF

No ano que vem, o céu mundial perderá um pouco de seu glamour, já que a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) anunciou que sua frota de avião KC-10A Extenders será aposentada em 1º de setembro de 2024.

O processo até chegar lá é gradual. Na semana passada, por exemplo, enquanto o 373rd Training Squadron, na Base Aérea de Travis, realizava o último treinamento sobre o modelo, na Base Conjunta McGuire-Dix-Lakehurst os 305th and 514th Air Mobility Wings davam adeus ao último exemplar do KC-10A que ainda operava por ali.

O DC-10 modificado da Boeing Company, o KC-10A entrou em serviço em 1981. Embora retenha 88 por cento de sistemas em comum com o DC-10, ele possui sistemas e equipamentos adicionais necessários para sua missão na Força Aérea. Essas adições incluem aviônicos militares; lança de reabastecimento aéreo e mangueira e drogue de reabastecimento aéreo; posto do operador de reabastecimento aéreo sentado; e receptáculo de reabastecimento aéreo e comunicações via satélite.

Foto: USAF

Conhecido como “Big Sexy” pelas tripulações que operam esta aeronave que possui um elegante e gracioso design de asa, o KC-10A foi empregado nas Guerras do Golfo de 1991, Iraque e Afeganistão, realizando mais de 1.300 missões particulares. O KC-10 pode transportar até 75 pessoas e quase 170.000 libras (76.560 quilos) de carga por uma distância de cerca de 4.400 milhas (7.040 quilômetros) sem combustível.

Além dos três tanques principais de combustível da asa do DC-10, o KC-10 possui três grandes tanques de combustível sob o piso de carga, um sob o compartimento de carga inferior dianteiro, um na área central da asa e outro sob o compartimento traseiro. Combinados, a capacidade dos seis tanques transporta mais de 356.000 libras (160.200 kg) de combustível – quase o dobro do KC-135 Stratotanker.

Usando um boom de reabastecimento aéreo avançado ou um sistema de reabastecimento de linha central de mangueira e drogue, o KC-10 pode reabastecer uma ampla variedade de aeronaves militares americanas e aliadas na mesma missão. A aeronave está equipada com iluminação para operações noturnas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile