Chefe do Hezbollah faz rápido voo para os Emirados em jato Embraer Legacy

Imagem: Embraer

Um dos chefes do grupo terrorista libanês Hezbollah fez uma rara viagem para fora do país, e utilizou um jatinho executivo fabricado no Brasil.

O grupo, que tem sido atacado diuturnamente pelas forças de Israel, está presente em todo o Líbano e tem uma estrutura independente no país. Mesmo assim, um dos seus chefes, Wafiq Safa, responsável pela coordenação dos terroristas com entidades do exterior, fez uma visita aos Emirados Árabes Unidos.

No ano passado, em torno de 10 libaneses que estavam nos Emirados foram presos acusados de estarem ligados ao grupo terrorista. Apesar de tanto o Líbano como os Emirados serem árabes, são de correntes diferentes: O governo Hezbollah é Xiita, e o dos Emirados é Sunita.

Wafiq foi até Abu Dhabi para negociar a liberação destes libaneses, como forma de aliviar as tensões na região e incentivar o grupo terrorista do Líbano a não atacar Israel, que inicialmente só tinha alvos na faixa de Gaza visando o Hamas.

Por questão de segurança, o líder do Hezbollah não pegou voos comerciais, mas ainda assim utilizou um avião da MEA (Middle East Airlines), a companhia aérea de bandeira do Líbano.

A aeronave utilizada para o voo de Wafiq foi um Embraer Legacy 500 (antecessor do Praetor 500) de matrícula OD-CXL, fabricado em 2017, e que apesar de pertencer à MEA, faz apenas voos executivos:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias