
Nesta manhã de segunda-feira, 27 de maio, às 08h04, pousou na Base Aérea de Canoas (BACO), em Canoas (RS), na Grande Porto Alegre, o primeiro voo comercial de transporte de passageiros na operação especial de alternativa ao Aeroporto Salgado Filho.
As imagens do vídeo a seguir mostram o Airbus A320neo de matrícula PR-XBI, da LATAM, pousando, chegando ao pátio e desembarcando passageiros. Forma 173 viajantes, segundo a companhia aérea:
E chegou o primeiro voo comercial de passageiros na Base Aérea de Canoas!
— AEROIN (@aero_in) May 27, 2024
Operado pelo Airbus A320neo da LATAM, o jato trouxe passageiros do Aeroporto de Congonhas em São Paulo
Após a saída da aeronave os passageiros foram levados de ônibus até um shopping próximo pic.twitter.com/UXnvIguL3I
O voo das cenas vistas acima foi o LA-9210, que decolou às 06h40 do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). A decolagem para o trajeto de retorno é prevista para 09h20 da manhã, mas algum atraso pode ocorrer em função de ser a primeira operação comercial de passageiros na BACO (Atualização: a decolagem ocorreu às 10h00).
Como informado pelo AEROIN nas últimas semanas, a Base Aérea não possui terminal para embarque e desembarque de passageiros, portanto, uma estrutura foi montada no ParkShopping Canoas, que fica a cerca de 3 km do aeroporto, e os viajantes serão transportados de ônibus entre o shopping e a BACO.
A concessionária do Aeroporto Salgado Filho, Fraport Brasil – Porto Alegre, é a responsável pela gestão das operações no ParkCanoas Shopping. Por enquanto, está indeterminado o tempo até que o aeroporto internacional da capital gaúcha possa voltar a receber os voos.
Ainda nesta segunda-feira, mais duas operações estão programadas em Canoas, segundo consta no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Um deles é o voo G3-9090, da GOL Linhas Aéreas, que partiria do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), às 06h15, mas ainda não havia decolado até a publicação desta matéria.
O outro é mais um voo da LATAM, o LA-9212, este partindo de Guarulhos às 12h00, com pouso em Canoas às 13h45 e decolagem às 15h15 de volta para o mesmo aeroporto paulista.