
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, chegou a Brasília na manhã desta segunda-feira a bordo de uma aeronave Ilyushin Il-96-300 (matrícula RA-96023) de transporte VVIP do governo de seu país. Essa é a primeira parada de sua turnê pela América Latina, que acontecerá de 17 a 21 de abril.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, postou um vídeo da chegada do principal diplomata em seu canal no Telegram. Espera-se que Lavrov se encontre com a alta liderança do Brasil e seu homólogo Mauro Vieira. Os dois principais diplomatas se encontraram pela última vez à margem de uma reunião de ministros das Relações Exteriores do G20 em Nova Délhi, em março.
🇧🇷🇷🇺 Em vídeo, a chegada do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, ao Brasil.
— Eixo Político (@eixopolitico) April 17, 2023
Lavrov se encontrará com o chanceler brasileiro e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. pic.twitter.com/R9NgTjHDst
Lavrov também visitará Venezuela, Nicarágua e Cuba. O Itamaraty apontou anteriormente a agenda específica da viagem do mais importante diplomata à América Latina, destinada a fomentar a cooperação mutuamente benéfica entre Moscou e os países da região nos domínios político, comercial, económico, educativo, humanitário, cultural, entre outros.
CARGA MISTERIOSA – Duas semanas atrás, o Jornal O Correio Braziliense publicou a informação de que a aeronave chegaria com uma carga não divulgada de 5 toneladas. Detalhes não foram informados, já que se trata de uma carga diplomática, que não é inspecionada e não pode ser aberta pelo país de destino, apenas pelos dignitários da Rússia, no caso.