Chega ao Figo Maduro o avião alemão com ventiladores para Portugal

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto Xinhua

Um avião militar do modelo Airbus A400M da Luftwaffe, a Força Aérea Alemã, transportando 26 profissionais de saúde, 50 ventiladores e outros equipamentos médicos pousou no Aeroporto Militar do Figo Maduro, em Portugal, na quarta-feira (4), uma ajuda importante para que o país lide com a situação devastadora do Covid-19.

A equipa médica alemã, especializada em cuidados intensivos, vai cuidar de uma nova unidade de cuidados intensivos com oito leitos num hospital privado de Lisboa, segundo reportou a agência estatal chinesa Xinhua.

“Oito leitos podem não parecer muito, mas é para um sistema de saúde sob pressão significativa”, disse a repórteres a ministra da Saúde portuguesa, Marta Temido, agradecendo ao governo alemão pela ajuda.

Os hospitais de Portugal, particularmente na área de Lisboa, estão sob enorme pressão há semanas, depois que as férias de Natal coincidiram com um aumento da variante mais contagiosa do coronavírus no Reino Unido. Na semana passada, Temido disse que a variante do Reino Unido estava por trás de quase 50% das infecções na região da capital de Portugal.

Os hospitais de Lisboa relataram falta de oxigênio e longas filas de ambulâncias esperando para deixar pacientes. Alguns hospitais importantes estabeleceram centros de triagem externos, pois não há espaço para todos que procuram atendimento. Neste momento, cerca de um em cada 62 portugueses residentes – 164.513 pessoas – sofre de infecção ativa, segundo dados do Ministério da Saúde.

Após quase três semanas de lockdown, as infecções diminuíram em relação ao pico da semana passada de mais de 16.000 casos diários.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias