Início Empresas Aéreas

Chega ao fim o uso do Boeing 747, o Jumbo Jet, pela Qatar Airways Cargo; Brasil foi um dos destinos dos jatos

Boeing 747-8F da Qatar Airways Cargo no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-SP

A Qatar Airways informa que chegou ao fim a era de seus voos comerciais de carga com o icônico Boeing 747, popularmente conhecido como o Jumbo Jet.

Chegando de Barcelona, o voo QR8807, operado pelo Boeing 747-8F de matrícula A7-BGB da Qatar Airways Cargo, pousou em Doha às 15h, horário local, da última sexta-feira, 1º de março de 2024, pela última vez em um serviço de carga comercial da companhia, enquanto ela acelera seu foco em voos mais ecológicos.

O A7-BGB chegou à frota da Qatar Airways Cargo em 26 de setembro de 2017. Nestes sete anos, junto ao A7-BGA (que foi retirado da frota no começo do ano), as duas icônicas aeronaves cargueiras 747-8F foram utilizadas em mais de 9.000 voos, totalizando mais de 66.000 horas e transportando juntas quase 800.000 toneladas.

De carros de corrida (cabem 30 em um 747-8F) a cavalos puro-sangue de competição (até 90 cavalos podem ser transportados em um voo), os cargueiros Boeing 747 da Qatar Airways Cargo forneceram transporte para muitos clientes internacionais.

Foi também uma importante ferramenta na pandemia, transportando EPI e outros equipamentos médicos por todo o mundo, num período em que muitas das aeronaves do mundo estavam fora de operação.

Ao longo de seu serviço, o destino número 1 onde as aeronaves 747 serviram foi Incheon, na Coreia do Sul, com 1.165 voos. Frankfurt, Amsterdã e Guangzhou também estiveram entre os 10 principais destinos atendidos pelas aeronaves cargueiras.

O Brasil fez parte da lista destinos dos Jumbos da empresa, em novembro de 2021, com pousos no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), devido ao transporte aéreo da Fórmula 1, como pode ser relembrado clicando aqui ou no título disponibilizado ao final desta matéria.

Boeing 747-8F da Qatar Airways Cargo no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-SP
Boeing 747-8F da Qatar Airways Cargo no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-SP

Mark Drusch, diretor de carga da Qatar Airways Cargo, comentou:

“Quando demos as boas-vindas aos nossos cargueiros Boeing 747 na frota da Qatar Airways Cargo, há sete anos, estávamos respondendo a um aumento acentuado na demanda por capacidade dos clientes, que fomos rapidamente capazes de atender.

Agora, nossa estratégia de cargueiro de próxima geração baseia-se na evolução das expectativas dos clientes e no nosso firme compromisso com a sustentabilidade e a eficiência. A eficiência é alcançada através da harmonização e simplificação da frota, e a sustentabilidade é melhorada pela mais recente tecnologia de voo e de combustível.

Por esses fatores importantes, a Qatar Airways Cargo é o cliente lançador da próxima geração do cargueiro 777-8F da Boeing, o cargueiro com maior eficiência de combustível e menor pegada de carbono do setor de carga. Estamos comprometidos com a frota de cargueiros mais moderna e limpa do setor.”

O 777-8F reduzirá o uso de combustível e as emissões de CO2 em 30% em comparação com o 747-8F.

A Qatar Airways Cargo tem um pedido firme de 34 Boeing 777-8F, com opções para mais 16, para aumentar sua atual frota de 27 Boeing 777F (com o 28º 777F ingressando na frota em meados de março).

Informações da Qatar Airways

Sair da versão mobile