Início Novidades

Chegando a Campinas-Viracopos, Boeing 747 tem problema e faz espera por 15 minutos antes do pouso

Imagem: RadarBox

Um problema com um grande avião Boeing 747 na madrugada desta quarta-feira, 28 de junho, fez com que os pilotos precisassem manter a aeronave em trajetória de espera em voo (órbitas) por cerca de 15 minutos quando estavam chegando para o pouso no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Após esse tempo, o Jumbo Jet foi levado para o pouso, completado com segurança e acompanhado pelos veículos de emergência de Viracopos.

O player a seguir mostra a gravação da câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo no aeroporto paulista, em que é possível ver novamente o pouso e os veículos de emergência.

Como visto nas cenas acima, o voo da ocorrência foi o CV-6822, da companhia aérea europeia Cargolux, que chegava de Luxemburgo após pouco mais de 11 horas desde a decolagem.

O avião é o cargueiro Boeing 747-400F registrado sob a matrícula LX-LCL. Segundo dados das plataformas de rastreamento online de voos, no momento em que o Jumbo iniciaria a aproximação para a pista 15 de Viracopos, ele foi desviado para uma posição não muito distante do aeroporto.

Ali, foram executadas duas órbitas, por quase 15 minutos, até que a aeronave fosse direcionada novamente para a aproximação da pista 15.

Imagem: RadarBox

Segundo informações fornecidas ao AEROIN, o motivo do desvio teria sido um problema com o sistema de flaps, as superfícies que se defletem na parte de trás das asas para gerar mais sustentação, permitindo menor velocidade de pouso.

Como foi possível ouvir na transmissão ao vivo, ao fazer o primeiro contato com a controladora de tráfego aéreo da Torre de Viracopos, o piloto informou que “após o pouso, nós seremos capazes de sair da pista”.

O aviso parece indicar que o Jumbo teve alguma falha ou indicação de falha hidráulica, já que os sistemas hidráulicos atuam tanto no movimento dos flaps quanto no controle direcional do trem de pouso de nariz, o que poderia interferir na capacidade de manobrar o avião para fora da pista após o pouso.

Pouco depois, a controladora também avisou aos pilotos que os bombeiros estavam posicionados nas taxiways, à disposição caso eles precisassem.

Por fim, após o pouso, os bombeiros puderam ser vistos entrando na pista e acompanhando o Boeing 747 da Cargolux até o pátio do aeroporto.

O momento em que o Jumbo taxiava acompanhado dos bombeiros – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Até a publicação desta matéria, o LX-LCL ainda continuava no aeroporto de Viracopos, não sendo possível saber o horário da partida, pois não se sabe se o Jumbo precisará de manutenção rápida ou passará por uma intervenção mais longa. (Atualização: a aeronave decolou às 20h51).

Sair da versão mobile