Chegando em Campinas, piloto de Boeing 747 faz desvio após atitude criminosa gerar risco ao voo; assista à cena

O piloto de um enorme avião comercial cargueiro precisou empregar uma medida preventiva no último domingo, 14 de abril, para mitigar o risco de uma colisão durante sua aproximação para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

O vídeo a seguir mostra o momento em que o Boeing 747 fazia a aproximação para pousar pela pista 15 e foi submetido a um desvio, para depois ser novamente alinhado na trajetória rumo à pista, devido à criminosa atitude de algumas pessoas irresponsáveis:

Como visto nas cenas acima, captadas pela câmera ao vivo do canal “Viracopos FullHD” no YouTube, o voo em questão era o 7761 da companhia holandesa Martinair, que pertence ao grupo Air France-KLM.

O Jumbo Jet, modelo 747-400F e matrícula PH-CKA, chegava a Campinas às 07h00 da manhã do domingo, após 11 horas de voo desde Amsterdã, na Holanda. No primeiro contato do piloto, a controladora da Torre Campinas já o informou sobre ficar atento devido à presença de ao menos 5 balões avistados na região.

Instantes depois, nota-se no vídeo que o piloto realiza uma curva à esquerda devido a um balão à frente, e logo o piloto informa sobre o objeto: “Balão exatamente na rampa de planeio, exatamente no localizador, nesta posição, a 3 milhas da pista”. (Obs: ressalta-se que a posição da câmera, deslocada lateralmente em relação à pista, não permite que seja notado o alinhamento do balão com o eixo de aproximação).

Apesar da necessidade do desvio na crítica fase de aproximação, o procedimento foi completado em segurança. Após o pouso, o piloto reforçou as informações sobre a posição do balão exatamente na trajetória da aeronave.

Ainda na sequência da gravação, o piloto do voo da Azul que pousou após o Boeing 747 também reportou que avistou balões durante a aproximação, num total de 5 unidades.

Vale lembrar que soltar balões de ar quente é considerado crime por lei, já que pode resultar em incêndios. Além disso, no caso de uma colisão de uma aeronave, pode ter consequências imprevisíveis, como até mesmo um acidente aéreo com perda de vidas.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias