Chinesa à beira da falência vai leiloar dois Boeing 747 para ver se consegue fazer algum dinheiro

Foto de Peter Bakema (GFDL 1.2), via Wikimedia Commons

A Youhe Channel Airlines, companhia aérea baseada no aeroporto internacional de Wuhan Tianhe, está à beira da falência, com uma dívida total de 7,1 bilhões de yuans, dos quais mais de 100 milhões de yuans são devidos a funcionários. Por causa da longa situação de insolvência, os dois aviões 747 e um Airbus A300 da companhia foram colocados à venda pelo administrador.

Os três aviões serão leiloados ao público em 21 de junho de 2024, incluindo dois grandes Boeing 747. Além dos ativos relacionados às aeronaves, propriedades terrestres associadas à empresa também serão leiloadas em 13 de junho, relatou a mídia chinesa.

Fundada em 2008, a Youhe Daotong Airlines, sediada em Wuhan, concentrava suas operações principalmente nessa cidade, no aeroporto internacional de Wuhan Tianhe. A companhia também possuía bases operacionais em Shenzhen, Kunming, Tianjin, entre outras cidades. Durante seu auge, a Youhe possuía uma frota de 13 aeronaves de carga, incluindo três Boeing 747-200, sete Airbus A300-600 e três Boeing 747-400 alugados.

A falência da Youhe Channel Airlines é a terceira falência do segmento em Wuhan. Anteriormente, outras duas companhias aéreas de Wuhan declararam falência devido à má administração. A primeira delas foi a East Star Airlines, que entrou em falência em agosto de 2009, após apenas quatro anos de operação. A segunda foi a Wuhan Airlines, que apresentou problemas financeiros e concorrência acirrada no mercado, culminando em sua reestruturação e fusão pela China Eastern Airlines em agosto de 2002.

Com a falência das três companhias aéreas, percebe-se a dificuldade de sobrevivência dos pequenos players na competitiva indústria da aviação.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias