Chinesa COMAC planeja produzir pelo menos sete aeronaves de médio alcance C919 este ano

Avião COMAC C919
Imagem: Ken Chen / CC BY-SA via Wikimedia

A COMAC (Commercial Aircraft Corporation of China), corporação estatal chinesa de construção de aviões, planeja produzir pelo menos sete aeronaves de médio alcance C919 em 2024, de acordo com programações de entrega publicadas por companhias aéreas locais. Isso indica um aumento significativo na produção do primeiro avião de médio alcance da China, pois apenas quatro unidades desse tipo foram produzidas no ano passado.

Como informou a imprensa russa, a China Eastern Airlines anunciou que planeja receber seis aeronaves C919 este ano, que serão utilizadas em rotas domésticas de Kunshan para Chengdu, Pequim e Xi’an. Em março, a empresa recebeu a quinta aeronave C919.

Por sua vez, Suparna Airlines, uma subsidiária da Hainan Airlines, revelou que seu primeiro C919 será entregue no quarto trimestre. Ele será a primeira companhia aérea privada a operar esse tipo de aeronave. A Suparna Airlines encomendou 30 aeronaves C919 e espera que todas sejam entregues até 2027.

Durante uma conferência chinesa sobre inovações científicas e tecnológicas realizada em março, Zhang Xiaoguang, diretor de marketing da COMAC, informou que a aeronave C919 fez aproximadamente 240 mil km em testes de voo e que as operações comerciais da aeronave pela China Eastern Airlines estão “estáveis e positivas”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias