Clássico Boeing 727 sofre dano na roda ao pousar em São José dos Pinhais

Boeing 727-200F PR-TTO envolvido no incidente

Um clássico trijato Boeing 727-200F da Total Linhas Aéreas teve um de seus pneus estourados durante um pouso na semana passada, apontam dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

As informações disponíveis dão conta de que a aeronave, registrada sob a matrícula PR-TTO, estava realizando um serviço regular de carga no último dia 16 de julho, saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos com destino ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.

Com três tripulantes a bordo, sendo um comandante, um copiloto e um engenheiro de voo, cargo esse necessário para a operação deste modelo de aeronave, o voo com duração de aproximadamente 40 minutos ocorreu normalmente e sem intercorrências até o pouso.

Porém, já nas primeiras horas daquele dia, após o toque do Boeing 727 cargueiro na pista do Aeroporto Internacional de Curitiba, os tripulantes escutaram um barulho estranho durante a movimentação posterior ao pouso.

Durante o táxi da aeronave, que estava mais lenta que o normal, os pilotos notaram que o cargueiro estava com um leve desvio para a esquerda, em relação à reta de taxiamento do Boeing. Após a parada, a equipe de solo constatou danos na roda externa (#1) do trem de pouso principal, avarias essas devido a um estouro do pneu. O CENIPA descreve que os danos foram de natureza apenas leve.

A clássica aeronave envolvida no incidente está em operação desde 1976, tendo passado por cinco companhias aéreas americanas, antes de ser entregue para a Total Linhas Aéreas em agosto de 2007.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias