Collins revelará solução para passageiro poder viajar no avião em sua cadeira de rodas

Imagem gerada por IA

A Collins Aerospace, uma empresa da RTX, informa que vai revelar sua solução de cabine para acomodação de cadeiras de rodas a bordo na próxima semana, na Exposição Anual de Interiores de Aeronaves, que acontecerá em Hamburgo, Alemanha.

A Collins afirma que seu produto é compatível com a maioria dos dispositivos de cadeiras de rodas motorizadas certificadas para transporte WC19 e ISO 7176-19, permitindo que passageiros com mobilidade reduzida (PRM) tenham uma experiência de voo mais equivalente à dos passageiros sem deficiência.

A implementação envolve a instalação de um sistema de retenção na área dianteira da cabine de uma aeronave de fuselagem estreita (“narrowbody”) para acomodar um usuário de cadeira de rodas. Prender a cadeira de rodas no lugar é simples e pode ser facilmente realizado pelas equipes de bordo, sem a necessidade de assistência do pessoal de manutenção.

“Permitir que os usuários de cadeiras de rodas motorizadas permaneçam em suas cadeiras é imperativo para proporcionar uma experiência de viagem aérea mais equitativa e digna para os milhões de pessoas que dependem de dispositivos de mobilidade pessoal em suas vidas diárias”, disse Cynthia Muklevicz, vice-presidente de desenvolvimento de clientes e negócios da Collins Aerospace.

“Inovar soluções que aprimorem a experiência de voo e de cabine é fundamental para a missão da Collins. Estamos confiantes de que esta solução certificável ajudará a eliminar barreiras, abrindo maiores possibilidades para uma população mais ampla experimentar de forma mais conveniente a emoção e a necessidade de viajar de avião”, completou a executiva.

O embarque e o desembarque também são simplificados, não apenas reduzindo o risco de lesões pessoais e desconforto associados ao transporte de indivíduos dentro e fora de suas cadeiras de rodas, mas também reduzindo significativamente os casos de cadeiras de rodas mal manuseadas durante os processos de check-in, manuseio e armazenamento.

Em testes recentes no Instituto Nacional de Pesquisa em Aviação (NIAR) da Universidade de Wichita, nos EUA, o processo de embarque com a solução da Collins mostrou ser semelhante à experiência média de transporte terrestre – harmonizando a experiência de viagem aérea com as acomodações típicas encontradas em outros modos de transporte.

A instalação da solução da Collins envolve um sistema de retenção integrado e anexos de cinto de segurança que prendem tanto a cadeira de rodas quanto o passageiro. O sistema de retenção é armazenado quando não está em uso.

A solução da Collins utiliza espaço não utilizado e não requer remoção ou modificação de assentos, mantendo uma experiência consistente para todos os passageiros e permitindo que as companhias aéreas operem com as densidades de ocupação já utilizadas em seus aviões.

Demonstrações da solução de assentos integrada da Collins serão realizadas durante a Exposição de Interiores de Aeronaves, de 28 a 30 de maio.

Informações da RTX

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias