Início Indústria Aeronáutica

Com 18 motores, primeiro voo da aeronave VoloCity é apresentado em detalhes em vídeo

Imagem: Volocopter

Em dezembro, a Volocopter, grande pioneira da Mobilidade Aérea Urbana (UAM), enfrentou o desafio de decolar pela primeira vez seu táxi voador VoloCity, com 18 motores totalmente elétricos. Agora, a companhia compartilha o primeiro voo em vídeo e informações desse memorável momento, conforme apresentado nesta matéria.

Nasce o VoloCity

Nos mais de 10 anos em que a equipe de terra da Volocopter vem desenvolvendo veículos elétricos de decolagem e aterrissagem verticais (eVTOL), a empresa foi a pioneira em várias gerações de aeronaves de passageiros UAM. Desde os testes iniciais como uma empresa incipiente até a prova de conceito VC200 e a quebra de recorde de voo alto em 2X, o caminho da empresa foi baseado em uma abordagem de segurança em primeiro lugar, garantindo que continue a ultrapassar os limites de inovação e mantenha os olhos diretamente no prêmio de voo final.

Mas antes que o VoloCity subisse aos céus, a equipe provou aos reguladores que todos os riscos operacionais foram devidamente mitigados. Assim que recebesse a luz verde, poderia começar a ligar a aeronave e prepará-la para a decolagem.

Desde então, foi assim que a Volocopter registrou mais de 1.500 voos de teste – ou ensaios gerais – em preparação para o exato momento. Teoria, design, processos, simulações e estruturas foram todos colocados em conjunto para criar uma base sólida para a visão do pioneiro da UAM.

Em última análise, foi uma combinação de trabalho em equipe, comunicação aberta e atenção aos detalhes que ajudou a elaborar o plano de ação. E até antes do que esperava, a Volocopter estava se preparando para a estreia do VoloCity.

Conto de um voo inaugural

Em uma manhã fria de dezembro, a equipe estava animada porque tudo estava finalmente se encaixando. Quando o VoloCity saiu do hangar e foi levado para o aeródromo, a equipe “prendeu a respiração” para o teste de voo que esperava há quase 11 anos para realizar.

Quando os rotores começaram a girar e um zumbido encheu o ar, o toque de um botão remoto fez o VoloCity decolar e realizar seu voo inaugural em Bruchsal, no sul da Alemanha. Uma vez no ar, o termo “táxi aéreo” literalmente passou ao próximo nível.

Nota: no vídeo a seguir, é possível usar o menu no canto do player para adicionar legenda e para acionar a tradução automática dela para o português.

O VoloCity no ar foi muito mais do que uma aeronave inovadora – foi o culminar do trabalho árduo e dedicação da equipe Volocopter e seu sucesso em dar vida a essa nova tecnologia.

Como pioneiros da UAM, os desafios que a Volocopter superou como equipe deu-lhe o impulso necessário para alcançar esse marco histórico. Por fim, ficou provado que o sistema que desenvolvido para a aeronave realmente voava.

Hoje, a Volocopter comemora uma conquista notável: o culminar da aspiração de criar um futuro melhor em que aeronaves elétricas e voos livres de emissões sejam a nova dimensão da mobilidade global.

À medida que a Volocopter avançar em direção a essa nova fronteira, ela fará voos urbanos a apenas alguns cliques do smartphone. Esses momentos demonstram como o espírito pioneiro está dando vida à visão da empresa.

Informações da Volocopter

Sair da versão mobile