Início Variedades

Com apenas 23 anos, jovem já fez 120 voos pelo mundo, percorrendo 420 mil quilômetros em 5 anos

O jovem Joshua Crawford, mais conhecido em sua conta do TikTok como “NEPO BABY” – uma referência aos filhos de celebridades que desfrutam das conquistas de seus pais – está chamando atenção na internet ao exibir suas viagens de primeira classe na United Airlines. Ele é beneficiário direto pelo fato de seu pai trabalhar como mecânico de aviação na empresa e ter direito a uma série de vantagens de viagem.

Com apenas 23 anos, Crawford já realizou 120 voos em diferentes partes do mundo, percorrendo um total de 420 mil quilômetros nos últimos cinco anos, aproveitando-se da política de “pass travel” oferecida pela United Airlines a seus funcionários.

Essa política, embora pouco utilizada pela maioria dos funcionários, quando efetivamente aproveitada, torna os modestos salários pagos pela companhia aérea mais atraentes.

Por meio deste benefício, os funcionários da United Airlines e seus familiares podem percorrer o globo apenas pagando uma pequena taxa e os impostos governamentais – e é exatamente isso que o jovem vem fazendo.

Em entrevista ao New York Post, Crawford explicou que seu padrão de viagem é “standby”, ou seja, ele espera até o último minuto para conseguir um lugar em um voo, se houver assentos disponíveis. Apesar do risco, o jovem assegura que sempre consulta a disponibilidade de assentos com antecedência para evitar voos cheios.

A reportagem afirmou erroneamente que ele possuía prioridade sobre passageiros pagantes para upgrades de classe. De fato, por ser considerado um “passageiro de lazer”, Crawford não tem nenhum privilégio sobre passageiros comuns. Sua vantagem competitiva ocorre em relação a outros beneficiários do programa de passagens da United Airlines, devido à antiguidade de seu pai na empresa.

Entretanto, há preocupações em relação ao jovem viralizando essas informações na plataforma Tiktok. As regras da United Airlines são vagas, mas estipulam que as vantagens de viagem não devem ser utilizadas para ganho pessoal ou profissional. Expor publicamente essas informações pode resultar no fim dos dias de “pass rider” de Crawford.

Apesar dessa possível violação das regras, há quem veja a ação de Crawford como uma ótima publicidade para a companhia aérea, dada sua paixão e entusiasmo visíveis pela aviação e pela United Airlines. Mas se ele chegar a monetizar essa publicidade indireta, a decisão ficará, sem dúvida, nas mãos da própria empresa.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile