Início Variedades

Com apoio da IATA, ANAC realiza encontro para discutir aviação menos poluente na América Latina

Decolagem de um Airbus A220 em São Paulo

No final do mês, entre 30 e 31 de agosto, a aviação latino-americana dará mais um passo importante rumo à transição energética. Na ocasião, será realizado em São Paulo o 1° Fórum Regional de Discussão sobre a Transição Energética da Aviação, organizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Comissão Latino-Americana de Aviação Civil (CLAC), com o apoio da Internacional Air Transport Association (IATA). 

Segundo a ANAC, serão dois dias de painéis técnicos e debates, com a presença de representantes de países da América Latina, instituições públicas e privadas e de todos os setores de interesse, de fabricantes de aeronaves a companhias aéreas, além da indústria de biocombustíveis.  

O tema central do debate é o incentivo à produção e ao uso de combustíveis de aviação seguros, eficazes, eficientes e sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e econômico. Além de formas de viabilizar a transição energética por meio de políticas públicas e colaboração entre os diversos atores que compõem a cadeia produtiva dos chamados SAF, sigla em inglês de Sustainable Aviation Fuels.  

Além disso, o Fórum também é um evento preparatório para a Conference on Alternative Aviation Fuels (CAAF/3), que ocorrerá em Dubai, de 21 a 24 novembro, e pretende estabelecer um novo marco internacional para o desenvolvimento dos SAF.  

Quando: 30 e 31 de agosto + visita à Raízen 1º de setembro 
Onde: Hotel Bourbon Ibirabuera, São Paulo. 
Inscrições no formulário clicando aqui

Incentivo à Sustentabilidade 

A promoção da Sustentabilidade na Aviação Civil é uma meta importante e estratégica para a ANAC, que é responsável por regulamentar, no Brasil, o programa de redução e compensação de carbono da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), o Carbon Offsetting and Reduction Scheme for Aviation (Corsia). 

O Corsia prevê a compensação de emissões de CO2 provenientes dos voos internacionais com o objetivo de atingir o crescimento neutro de carbono, ou seja, que as emissões permaneçam nos mesmos níveis observados em 2020, sem que o setor aéreo precise parar de crescer. As emissões podem ser compensadas por meio da compra de créditos de carbono ou uso de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF). 

A ANAC tem atuado, tanto no âmbito nacional quanto internacional, no desenvolvimento de combustíveis sustentáveis e teve participação ativa no programa Combustível do Futuro, do Ministério de Minas e Energias. 

Informações da ANAC

Leia mais:

Sair da versão mobile