Início Aeroportos

Com avião da Mônica, recomeçam os voos de passageiros no SJK Airport, em São José dos Campos (SP)

O Boeing 737-800 no pátio após chegar ao SJK Airport

Após 5 anos, o Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, também conhecido como SJK Airport, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, acaba de voltar a contar com voos comerciais de passageiros.

Na noite da quarta-feira, 27 de março, o voo inaugural decolou do Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), às 21h58 e, após menos de 40 minutos, pousou no SJK Airport às 22h35.

Imagem: RadarBox

Esta operação terá frequência de três partidas semanais diretas, de ida e volta, feitas pela GOL Linhas Aéreas, conforme dias e horários descritos a seguir nesta matéria. O rota já foi operada entre janeiro de 2007 e maio de 2008 pela GOL, e agora é retomada, colocando São José dos Campos como a 76ª cidade atendida pela malha da companhia.

No embarque na capital fluminense, foi realizada uma cerimônia de corte de fita em função do começo da nova opção de voo. Antes da cerimônia no RIOgaleão, os convidados desfrutaram das benesses oferecidas no Lounge GOL Smiles Nacional, sala VIP localizada no Terminal 2 do aeroporto. No embarque, os Clientes foram presenteados com biscoitos Globo e Mate da Praia, gentilmente oferecidos pelo aeroporto RIOgaleão.

Cerca de 25 convidados, entre eles o vice-governador Felicio Ramuth de São Paulo, o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, empresários, autoridades municipais, influenciadores digitais e o AEROIN, estiveram no voo inaugural. Renata Fonseca, Chief Legal Officer (CLO) e diretora executiva de Relações Institucionais e Governamentais da GOL, e Alberto Fajerman, conselheiro da presidência da Companhia, também participaram.

Além disso, diversos cidadãos são joseenses fizeram questão de comprar sua passagem aérea e se deslocar até o Rio para estarem a bordo nesse celebrado momento.

A aeronave alocada pela GOL para o voo de estreia foi o 737-800 de matrícula PR-GXW, que leva estampada em sua fuselagem a pintura especial pelos 60 anos da personagem Mônica, de Maurício de Souza. Além disso, a companhia escalou uma tripulação toda de profissionais naturais de cidades do Vale do Paraíba, sendo o comandante nascido na própria São José dos Campos.

O vídeo a seguir mostra o momento do pouso da aeronave e a chegada ao pátio:

Imagem: Claudio Vieira / PMSJC / Divulgação

No SJK Airport, a concessionária do aeroporto preparou um evento com cerca de 200 convidados no saguão do terminal, em parceria com a Boeing e a própria GOL, que começou às 21h30 e seguiu até depois da chegada do Boeing 737, em uma ampla celebração pelo importante momento.

Eduardo Valle, CEO da Aeropart, gestora do SJK Airport, discursando junto ao vice-governador paulista, ao prefeito da cidade e ao secretário de Turismo do estado

Na manhã desta quinta-feira, 28 de março, às 6h20, o mesmo Boeing 737-800 temático “Mônica 60” alçou voo (G3 2117) rumo ao RIOgaleão.

Imagem: Claudio Vieira / PMSJC / Divulgação

Dias e horários

A nova rota São José dos Campos-Rio de Janeiro permitirá aos passageiros do Vale do Paraíba o acesso rápido e cômodo à capital fluminense, com conexões para diversos outros destinos. No sentido contrário, a operação permite que viajantes cheguem em um aeroporto mais próximo das regiões turísticas dos arredores, como Campos do Jordão, Aparecida e o litoral norte paulista, entre outras cidades.

Os voos partirão de São José sempre às 6h20, às segundas, quintas e sábados, com chegada ao RIOgaleão às 7h25. Os voos provenientes do Rio de Janeiro decolarão do RIOgaleão às 21h55, pousando em São José dos Campos às 23h, sempre às quartas, sextas e domingos. As aeronaves utilizadas serão os Boeings 737-800 e 737 MAX-8, com capacidade para 186 passageiros.

Desconto especial: a GOL informa que até o dia 29 de março, sexta-feira, o cupom VOESAOJOSE concede 15% de desconto aos Clientes que adquirirem bilhetes aéreos nos trechos de ida e volta da rota.

Conexões

A companhia explica que cerca de 40 minutos depois da chegada ao aeroporto no Rio, será possível fazer a conexão para cerca de 20 destinos diferentes no Brasil, entre eles estão Salvador, Fortaleza, Recife, Natal, Maceió, Aracaju, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Navegantes, Vitória e Belo Horizonte.

De acordo com a SJK Airport, outros destinos, alguns internacionais (como Buenos Aires e Santiago), também podem ser incluídos no pacote em parceria com a GOL, mas ainda dependem do remanejamento de ajustes de horários no aeroporto do Rio de Janeiro. Atualmente, a companhia aérea é responsável por mais da metade da malha de voos no RIOgaleão.

Vale lembrar que durante o mês de julho, período de alta temporada devido às férias escolares, a GOL também vai oferecer voos diretos entre Salvador (BA) e São José dos Campos, com três partidas idas e voltas semanais durante a madrugada, aproveitando a aeronave que chegará do Galeão e na manhã seguinte retornará ao aeroporto carioca.

Concessão

A administração do Aeroporto Prof. Urbano Stumpf de São José dos Campos está concedida à empresa SJK Airport desde novembro por um período de 30 anos. A previsão é que sejam investidos até R$ 130 milhões no terminal.

A concessão do aeroporto faz parte do Plano de Gestão 2021-2024 da prefeitura e integra o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). O objetivo é dinamizar o uso do terminal, com a retomada e ampliação de voos regulares de carga e passageiros, e os resultados já se fazem notar, com o início prévio das operações regulares cargueiras em maio de 2023 e, agora, os voos da GOL.

No caso específico destes voos de passageiros, são reflexo direto também do avanço da conectividade aérea no Estado de São Paulo em um compromisso do Governo Tarcísio de Freitas desde o início de sua gestão.

Um de seus primeiros decretos (nº 67.441), publicado no dia 10 de janeiro de 2023, manteve a redução da alíquota de ICMS em 12% nas operações com querosene de aviação. Como contrapartida, as empresas aéreas assumiram o compromisso de aumentar número de voos em destinos paulistas, colocar em operação novos aeroportos regionais e aderir ao programa de stopover.

Com informações da Prefeitura de São José dos Campos, do governo de São Paulo, da SJK Airport e da GOL Linhas Aéreas

Sair da versão mobile