Com bela pintura preta e detalhes em azul, Teleport recebe seu primeiro Airbus A321 P2F

Imagem: Air Asia

A subsidiária de carga da companhia aérea AirAsia, a Teleport, recebeu seu primeiro Airbus A321 (P2F), convertido de passageiro para cargueiro para fortalecer seus serviços no Sudeste Asiático. Com direito a batismo, a nova aeronave, registrada sob a matrícula 9M-TLA, foi apresentada durante um evento em Kuala Lumpur, na Malásia, onde será baseada, na última quarta-feira (13). 

O Airbus A321P2F foi convertido no Aeroporto Internacional de San Antonio, no Texas, Estados Unidos entre dezembro de 2021 e abril de 2023. O jato chegou ao Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur em junho de 2023 para enfim passar pelas certificações locais. 

O jato dispõe de uma bela pintura na cor preta em toda sua fuselagem, com listras em azul na parte traseira, o nariz na cor branca, próximo de uma bandeira malaia. A fuselagem recebeu o escrito “Teleport It”.

A Teleport experimentou um crescimento acelerado nos últimos 24 meses, alcançando a posição de liderança no mercado do Sudeste Asiático.

Três fatores principais permitiram que a Teleport liderasse a região: a operação da maior rede de logística aérea do Sudeste Asiático, utilizando o espaço de barriga excedente de 204 aeronaves da AirAsia; foco na digitalização total e no uso de dados para coordenar entregas de comércio eletrônico de ponta a ponta; e o estabelecimento contínuo de fortes relacionamentos com companhias aéreas terceirizadas.

Imagem: Air Asia

Pete Chareonwongsak, CEO da Teleport, declarou: “Hoje marca a chegada da empresa líder em logística aérea no Sudeste Asiático. Desde o nosso humilde começo na Malásia, todos os dias nossos parceiros da Teleport em sete países trabalham incansavelmente para entregar mais carga por via aérea do que qualquer outra empresa na região. Vimos um crescimento acelerado nos últimos 24 meses, construindo uma empresa lucrativa a caminho de gerar US$ 200 milhões em receita anual. É apropriado comemorar esses marcos no mesmo dia em que chega o primeiro dos três A321F deste ano.”

Tony Fernandes, CEO da Capital A Berhad (holding de investimentos da Teleport), disse: “Quero parabenizar sinceramente Pete e sua equipe da Teleport pela adição do primeiro A321F à sua frota. Isso não apenas demonstra seu trabalho árduo e dedicação no sempre desafiador setor de logística, mas também é uma vitória para todos nós da Capital A, pois valida nossa estratégia de diversificar e crescer para nos tornarmos um grupo de aviação e viagens de baixo custo e orientado para o valor”.

Imagem: Air Asia

O A321P2F estará estrategicamente baseado no Aeroporto de Kuala Lumpur, de onde poderá fazer conexões para 80 destinos no Sudeste Asiático e na região Ásia-Pacífico em voos de até 5 horas de duração.

Esta nova aeronave tem capacidade para transportar 14 contêineres ULD no convés principal e 10 no convés inferior, permitindo o carregamento de até 27 toneladas de carga útil. O segundo e o terceiro A321P2F, com entrega prevista para o quarto trimestre de 2023 e primeiro trimestre de 2024, respectivamente, terão a flexibilidade de operar de Kuala Lumpur, Bangkok, Jacarta ou Manila, aproveitando o modelo operacional multihub da Teleport.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias