Com Black Hawks no ar, Reunião de Asas Rotativas é sediada na Base Aérea de Santa Maria (RS)

Imagem: Força Aérea Brasileira

Nos dias 17 e 18 de setembro, a Base Aérea de Santa Maria (BASM) foi o cenário da Reunião da Aviação de Asas Rotativas (RAAR) de 2023. O evento reuniu Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB) e aproximadamente 120 militares de esquadrões de helicópteros de todo o país.

O propósito da reunião foi fomentar a interação entre os militares, proporcionando uma troca de experiências e conhecimentos, visando o aprimoramento operacional dos pilotos e tripulantes da FAB.

A solenidade militar que marcou o encerramento da RAAR 2023 foi presidida pelo Comandante de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, acompanhado pelo Comandante da BASM, Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies. O evento contou também com a presença de autoridades civis e militares, bem como convidados especiais.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Em seu pronunciamento, o Comandante de Preparo destacou a atuação fundamental dos militares das Asas Rotativas no apoio aos desastres naturais ocorridos no Rio Grande do Sul recentemente.

Nesse cenário, os tripulantes do Quinto Esquadrão do Oitavo do Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, prontamente, realizaram a exfiltração das vítimas desse fenômeno. Como visto em outras oportunidades, os senhores tripulantes desta aguerrida Aviação mostraram seu valor e merecem todo o reconhecimento. Fatos como esses retratam o motivo do treinamento diário de cada um aqui presente nesta Reunião”, enfatizou o Tenente-Brigadeiro Almeida.

Na ocasião, o Comandante de Preparo concedeu a medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura aos Comandantes das Unidades Aéreas: Tenente-Coronel Aviador Leonardo Bezerra Salim, do Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º GAV) – Esquadrão Poti; Tenente-Coronel Aviador Éverson Lousano Galvão, do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) – Esquadrão Gavião; Tenente-Coronel Aviador Michelson Abrahão Assis, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Harpia; e Tenente-Coronel Aviador Rodrigo Alonso Fortes, do Esquadrão Pantera.

Imagem: Força Aérea Brasileira

A BASM destaca-se por utilizar, por meio do Esquadrão Pantera, o H-60L Black Hawk, considerado um dos melhores helicópteros em sua categoria na atuação das Forças Armadas de dezenas de países além do Brasil.

O Black Hawk desempenha um papel importante nas operações militares, principalmente em missões de transporte, evacuação aeromédica e apoio logístico. Sua presença na frota de helicópteros do Brasil contribui para a capacidade operacional das Forças Armadas e auxilia em amplos cenários de missão.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias