Com crise de segurança no Equador, voos são cancelados e LATAM flexibiliza passagens

Foto – DepositPhotos

A piora na segurança dentro do Equador tem forçado as companhias aéreas a cancelarem voos, principalmente em Guayaquil. O toque de recolher imposto pelo Presidente Daniel Noboa proíbe a circulação de cidadãos entre as 23h e as 05h do dia seguinte e foi um dos motivos que levaram ao cancelamento massivo de voos no país, principalmente os noturnos e em Guayaquil.

A primeira empresa a cancelar os voos foi a KLM, na operação triangular Amsterdã – Quito – Guayaquil – Amsterdã, onde o jato já se encontrava na capital equatoriana, mas não partiu nesta terça-feira para Guayaquil, que deverá ser feito apenas nesta quarta-feira de tarde, segundo comunicado da empresa:

O principal jornalista aeronáutico do Equador, Nicolás Larenas, fez um levantamento de quais companhias aéreas cancelaram os voos nesta terça-feira, dia 9 de janeiro de 2024, no país. Até o momento, a American Airlines, JetBlue Airways e Spirit Airlines cancelaram todos os voos, enquanto a Avianca tem cancelado alguns voos entre Guayaquil, Quito e Bogotá.

Segundo a plataforma FlightRadar24, a Copa Airlines também cancelou seus voos no país. A única estrangeira europeia a manter voos em Guayaquil (epicentro da crise de segurança) por enquanto é a Air Europa na rota Madri – Quito – Guayaquil – Madri, mas a situação pode mudar nas próximas horas.

Já a LATAM flexibilizou as reservas de passageiros que tenham comprado voos com pouso ou decolagem no Equador para o período entre o dia 9 e 11 de janeiro. Quem desejar poderá trocar o voo para data futura sem taxa de alteração ou se optar pelo cancelamento terá o reembolso integral. Esta medida vale inclusive para passageiros brasileiros que tem reserva em voos saindo/chegando no Equador a partir de conexões do Brasil.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias