Com Embraer 175, Polícia Federal retira do Rio o principal alvo da operação Élpis, preso na segunda-feira

O Embraer 175 no Aeroporto do Galeão – Imagem: Polícia Federal

A Polícia Federal informa que operacionalizou, na tarde da terça-feira, 25 de julho, a transferência, para a Penitenciária Federal de Brasília, do principal alvo da operação Élpis, deflagrada na segunda-feira, 24.

A ação contou com o apoio de policiais federais da Força-Tarefa de Combate ao Crime Organizado da PF/RJ (FTCCO) e do Comando de Aviação Operacional da PF (CAOP).

Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que o Embraer 175 de matrícula PS-CAV, operado pela PF, partiu às 12h20 do Aeroporto de Brasília, onde fica baseado, para o Aeroporto do Galeão, onde pousou às 13h33. Depois, a decolagem para o transporte do preso ocorreu às 15h34 e o pouso na capital federal foi às 17h07.

O Embraer 175 voando do Rio a Brasília na terça-feira – Imagem: RadarBox

Embora não especificado pela Polícia Federal, o referido alvo é o ex-bombeiro Maxwell Simões Correa, o Suel, pois, segundo reportado pelo g1, a Justiça do Rio determinou a transferência dele para um presídio federal de segurança máxima fora do Estado do Rio, e a inclusão dele no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

A ordem está na decisão que decretou a prisão preventiva de Suel. Ele foi preso na segunda-feira em sua casa, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio, na Operação Élpis.

O ex-bombeiro tinha sido preso em junho de 2020 durante a Operação Submersos II, e foi condenado em 2021 a quatro anos de prisão por atrapalhar as investigações, mas cumpria a pena em regime aberto.

Ainda segundo o g1, de acordo com o MPRJ, Maxwell era o dono do carro usado para esconder as armas que estavam em um apartamento de Ronnie Lessa, acusado de ser um dos autores do assassinato de Marielle e Anderson, e que também é amigo de Suel. O ex-bombeiro também teria ajudado a jogar o armamento no mar.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias