Com Embraer KC-390, Esquadrão Rinocerontes da Força Aérea Portuguesa passa de 500 horas de voo

Imagem: Sargento-Ajudante João Brito / FAP

Com seu novo Embraer KC-390, o Esquadrão 506 – “Rinocerontes”, da Força Aérea Portuguesa (FAP), alcançou o marco das 506 horas de voo com a Cruz de Cristo nas asas. O registro foi alcançado no último dia 29 de abril.

Segundo informou a FAP, o feito ocorreu durante um transporte aeromédico entre o Arquipélago dos Açores e o Continente, quando as 506 horas de voo foram atingidas.

O paciente necessitava de cuidados médicos especializados na Ilha de São Miguel e era urgente transportá-lo rapidamente e com conforto para o continente, dada a sua condição clínica muito frágil. O transporte teve como destino a Base Aérea N.º 5, em Monte Real, de onde o paciente foi transferido para uma unidade hospitalar em Coimbra.

Desde o início de suas operações na Força Aérea, em 19 de outubro, o KC-390 já participou de momentos marcantes na história recente da Instituição. Isso inclui o transporte dos dois helicópteros UH-60 Blackhawk, missões de projeção e sustentação do destacamento do Enhanced Air Policing na Lituânia, apoio ao P-3 no Canadá e Nodshldtz na Alemanha, e o retorno do destacamento da Esquadra 601 desde o golfo da Guiné.

Além disso, o KC-390 também realizou o primeiro transporte aeromédico, de grande importância, ao transportar um bebê com apenas quatro dias de vida.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias