Com helicóptero Cougar, Exército simula ação para controlar moradores revoltados em Santa Helena (PR)

Imagem: Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro (EB) informa que, no quarto dia de Operação Paraná, um dos incidentes simulados no exercício foi consequência da queda da ponte sobre o rio São Francisco Falso, em Santa Helena, que deixou os moradores da localidade de Subsede isolados.

Na simulação, os moradores, sem comunicação e sem assistência, se revoltaram e a situação ficou fora de controle. Com isso, a Força Tarefa 116 BIMec precisou agir para re-estabilizar a situação no distrito.

Sem a ponte sobre o rio, cerca de 60 militares, membros da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, foram enviados de helicóptero HM-3 (AS 532 Cougar) para controlar o distúrbio. Eles desembarcaram no estádio de futebol de Subsede e precisaram lidar pacificamente com os manifestantes, que pediam comida e abrigo.

Imagem: Exército Brasileiro
Imagem: Exército Brasileiro

O controle foi feito sem o uso de armas e diante dos observadores internacionais. Os Oficiais das Nações Amigas acompanharam de perto a ação da tropa. Depois, os militares seguiram em marcha por 2 km até o rio, para realizar a transposição sobre uma portada para retornar a Santa Helena.

Segundo o Exército, os militares puderam, dessa forma, praticar os atributos de liderança e as habilidades de negociação de conflitos e controle emocional.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.