Com investimento de R$ 7 milhões, começam as obras no Aeroporto de Floripa para ampliar terminal de cargas

Concepção gráfica do novo terminal de cargas – Imagem: Zurich Airport Brasil

A concessionária Zurich Airport Brasil informa hoje que foi iniciada neste mês a obra de ampliação do terminal de cargas do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis (SC).

O projeto de expansão prevê a construção de duas novas áreas no local.

Na primeira fase, que será concluída em fevereiro de 2024, o terminal ganhará 1.800 m3, onde serão instaladas novas câmaras frias para armazenamento de produtos que necessitam de temperatura controlada, como insumos farmacêuticos e hospitalares. Com esse investimento, a capacidade de receber esse tipo de carga cresce em 400%.

Depois, em maio do próximo ano, está planejada a conclusão da ampliação com a entrega de um novo espaço de 1.000 m2 para cargas diversas.

O investimento de cerca de R$ 7 milhões, feito pela Zurich Airport Brasil, vai triplicar a capacidade total de armazenamento do terminal catarinense. A ampliação é mais uma etapa do projeto da concessionária suíça para garantir que o aeroporto esteja preparado para atender as crescentes demandas do mercado logístico do Sul do país.

“O setor de cargas tem um papel muito importante para o desenvolvimento de negócios de Norte a Sul de Santa Catarina e Florianópolis está em uma posição privilegiada na região, o que faz com que o terminal de cargas cresça em ritmo acelerado. Em breve, devemos ter boas novidades em relação às rotas e estamos preparados para isso”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

Segundo a concessionária, os números comprovam a consolidação de Florianópolis como um hub logístico da região Sul. O terminal de cargas da capital catarinense registrou um crescimento de 23% na movimentação de mercadorias de janeiro a agosto deste ano, se comparado ao mesmo período de 2022.

Atualmente, o Floripa Airport Cargo tem dois voos cargueiros semanais que fazem a rota Miami – Floripa, operada pela Latam Cargo. Entre os principais produtos importados estão eletrônicos, insumos farmacêuticos, hospitalares e têxteis.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias