Início Aviação Militar

Com jato Embraer Phenon, FAB faz um dos voos mais longos transportando um órgão

Imagem: Força Aérea Brasileira

No último dia 26 de fevereiro, a Força Aérea Brasileira (FAB) conquistou um importante marco ao realizar o transporte de um fígado de Ponta Porã (MS) para Belém (PA). O voo é um dos trajetos mais longos já registrados pela FAB, marcando também o primeiro transplante de fígado realizado com êxito na história da rede pública do Estado do Pará.

De acordo com a FAB, a cirurgia foi realizada em menos de seis horas, no Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém, e contou com o acompanhamento da equipe do Hospital Albert Einstein, de São Paulo (SP). A paraense que recebeu o novo fígado lutava contra uma doença incurável.

Graças a Deus a cirurgia foi um sucesso! O fígado doente foi tirado e o novo já está trabalhando. Os médicos disseram que ela é muito guerreira. Ela está bem”, disse, emocionado, o familiar da jovem paraense que recebeu o fígado.

A missão começou por volta de meia-noite de sábado (25/02) para domingo (26/02), após a equipe do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6° ETA) ser acionado pela Central Nacional de Transplante (CNT). O Tenente Aviador Victor Hugo Masula Nunes, falou sobre a operação.

Imagem: Força Aérea Brasileira

A Força Aérea tem o prazo de até três horas para decolar e sempre tem tripulações de sobreaviso para realizar a missão na aeronave U-100 Phenon. Algumas vezes é necessário transportar mais de um órgão e precisamos de bastante agilidade para que o órgão esteja disponível para o receptor. Cada órgão é uma vida, desde os mais simples até os mais complexos, como o coração”, detalhou o piloto.

Transporte de Órgãos

No mesmo final de semana, pelo menos outros três transportes de órgãos foram realizados em todo o território brasileiro. Esse ano, cerca de 20 órgãos já foram transportados pelo 6º ETA em todo o país.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Sair da versão mobile