Com Lula presente, inauguração da produção do Gripen na Embraer deve contar com 5 unidades do caça

Caças F-39E – Imagem: Tenente Kelly / CECOMSAER

Na manhã de amanhã, terça-feira, 9 de maio, ocorrerá, nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo, a inauguração da linha de produção dos caças F-39E Gripen.

Na parceria com a sueca Saab, a fábrica da Embraer no Brasil passa a contar com o ecossistema completo para os caças nas fases de desenvolvimento, testes e, agora, produção. Na unidade, estão em funcionamento também o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen e o Centro de Ensaios em Voo.

A cerimônia de inauguração contará com a presença de diversas autoridades, entre elas, a do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Defesa, José Múcio, e do Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Não por coincidência, a cerimônia, marcada para acontecer a partir das 10h00, deve contar também com as duas novas recém-chegadas aeronaves F-39, que ainda estão, nesta segunda-feira, no Aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina. Trata-se das unidades de matrículas FAB 4105 e FAB 4106, da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os novos caças chegaram de navio ao Porto de Navegantes, entre a quinta e a sexta-feira, 4 e 5 de maio, e após desembarcarem, foram transferidos via terrestre para o aeroporto, onde seriam instalados os assentos ejetáveis e também realizados os testes de motores, que já ocorreram nesta tarde (8). A decolagem deve ocorrer na manhã da terça-feira (9).

Atualização: informações não oficiais indicam que houve mudança de programação. Os dois mais recentes caças devem voar direto para Anápolis (GO).

Já estão na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto, dois caças F-39 do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, conforme pode ser visto no vídeo abaixo. Eles decolaram na tarde desta segunda-feira (08) da Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás (GO).

O Brasil agora conta com 7 caças F-39E, sendo que uma unidade permanece na Embraer para certificações, quatro estão operacionais no 1º GDA e as duas recém-chegadas serão incorporadas em breve. Além disso, a primeira unidade a ser fabricada no Brasil já está começando a ser montada nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto.

De acordo com o Planalto, na fábrica da Embraer, 15 das 36 unidades do caça serão produzidas por engenheiros e técnicos brasileiros, que passaram por treinamentos teóricos e práticos na sede da Saab, em Linköping. A previsão é de que o último caça seja entregue em 2027.

A convite da Saab e Embraer, o AEROIN estará presente na cerimônia nessa terça-feira e trará informações e conteúdos aos leitores.

Leia mais sobre a chegada dos novos F-39E Gripen:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.