Com mais de 100 tripulantes “doentes” ao mesmo tempo, empresa aérea cancela 175 voos

Imagem: Anna Zvereva, CC BY-SA 2.0, via Flickr

A Air India Express, subsidiária da companhia aérea Air India do Grupo Tata, foi forçada a cancelar pelo menos 175 voos nos últimos dias, depois que dezenas de tripulantes participaram de uma ação em massa na noite de terça-feira.

Segundo a CNN, aparentemente coordenada, mas não autorizada, ação de aderência em massa viu pelo menos 100 tripulantes ligarem para se declararem doentes pouco antes de se apresentarem para seus deveres, segundo a companhia aérea.

Em resposta, a Air India Express já demitiu 100 tripulantes com efeito imediato, alegando que eles violaram os procedimentos da empresa ao desligarem seus telefones e ficarem incontactáveis logo após declararem a doença.

Entre terça e quarta-feira, a Air India Express cancelou 175 voos e atrasou dezenas de outros, enquanto a companhia aérea se esforça para encontrar pessoal disponível para cobrir sua programação.

Estaremos operando 283 voos hoje. Mobilizamos todos os recursos e a Air India nos apoiará operando em 20 de nossas rotas”, disse um porta-voz da companhia aérea à Reuters.

Citando o “comportamento pouco profissional” de alguns membros da tripulação, o CEO Aloke Singh disse que a companhia aérea foi forçada a reduzir sua programação nos próximos dias. “Mais de 100 colegas de tripulação da cabine relataram estar doentes antes de serem escalados para o voo, no último minuto, interrompendo severamente nossas operações”, foi citado como tendo dito Singh.

A maioria dos membros da tripulação que se declararam doentes estavam designados para a posição de chefe da tripulação de cabine, criando um impacto “desproporcional” nas operações da Air India, explicou Singh.

Descrevendo a adesão massiva à doença como uma “crise”, Singh continuou: “Este ato certamente não representa os mais de 2.000 colegas de tripulação de cabine na empresa que continuam a responder ao chamado do dever e a servir nossos hóspedes com dedicação e orgulho”.

A razão para a doença em massa ainda não foi totalmente confirmada publicamente ainda, mas Singh disse que a companhia aérea está entrando em contato com os membros da tripulação para discutir suas preocupações.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias