Com muitos problemas de frota, Cubana de Aviación espera trazer de volta 3 aviões ainda este ano

Foto por Dmitry Terekhov, CC, via Wikimedia

A recuperação da frota de aviões da Aviação Cubana Corporation (CACSA) está em andamento, com trabalhos para a recuperação de dois aviões de longo alcance e um de médio alcance em andamento, segundo disse Joel Beltrán Archer Santos, presidente da entidade, ao jornal estatal Granma.

Os processos, ele disse, iam ser conduzidos antes da pandemia de COVID-19, tendo sido atrasados devido às dificuldades relacionadas à pandemia. Ele considerou que estes aviões deverão ser incorporados ao serviço durante a segunda metade do ano.

Segundo o presidente da CACSA, o processo de recuperação da frota de aviões de Cuba passa pela produção de peças de reposição, adequadas às condições internacionais.

No caso de dois voos domésticos, Archer Santos observou que um avião foi alugado recentemente para fazer ligações de Havana a Gerona, Camagüey e outras ligações nacionais, atendendo às necessidades de transporte de passageiros.

Atualmente, a Cubana de Aviación tem uma frota limitada de aeronaves, dependendo diretamente de aluguéis e parcerias para operar seus voos, principalmente os mais longos, para a Espanha e Venezuela. A companhia alugou um Airbus A340 da Plus Ultra para a ligação de Havana com Madri e tem usado aeronaves da Conviasa para voos mais próximos no Caribe a para a Venezuela.

O próprio ditador cubano viaja em aeronaves da empresa estatal venezuelana para seus compromissos mundo afora.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias