Com números positivos, mais de 1,5 milhão de passageiros já embarcaram ou desembarcaram no Maranhão este ano

Aeroporto Internacional de São Luís – Imagem: Governo do Maranhão

As férias combinadas com as festividades de Natal e Ano Novo estão impulsionando uma alta temporada promissora para o turismo no Maranhão. O ano de 2023 revelou-se positivo para o setor, conforme indicam levantamentos do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), uma rede de dados coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA).

Segundo o Obstur-MA, de janeiro a outubro deste ano, o fluxo aéreo nos principais aeroportos do estado (São Luís, Imperatriz e Barreirinhas) totalizou 1.525.465 passageiros. Mesmo sem contabilizar os meses de novembro e dezembro, esse número já supera os registros de todo o ano de 2022, que foi de 1.522.495 passageiros.

O destaque foi o mês de julho, com 191.195 embarques e desembarques em solo maranhense. O Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, registrou um aumento de mais de 9% em comparação com julho do ano anterior, totalizando 161.599 passageiros.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, atribui o expressivo fluxo aéreo não apenas às férias do meio do ano, mas também à estratégia de prolongar as festas juninas, transformando o São João do Maranhão no maior e mais duradouro São João do Mundo. Essa abordagem bem-sucedida impactou positivamente o turismo, gerando emprego e renda para a população.

Para a alta temporada de dezembro, as perspectivas são ainda mais promissoras em comparação com o ano anterior. O turismo maranhense ganhou visibilidade nacional em feiras e eventos, expandiu a malha aérea e aguarda otimista a possível inclusão do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial pela Unesco, sendo considerado o 2º mais bonito do mundo.

Outro estímulo ao turismo é a programação de Natal do Governo do Maranhão na capital. A decoração festiva já está presente em diversos pontos turísticos, como o Palácio dos Leões, Praça Dom Pedro II, Centro Histórico e Praça Deodoro. Além de proporcionar diversão, a temporada natalina impulsiona a economia local, beneficiando desde os vendedores de lanches até os proprietários de hotéis e pousadas.

Os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) da Setur-MA, estrategicamente localizados no aeroporto de São Luís e na Rodoviária, estão decorados para receber os visitantes. A expectativa é de uma circulação de 135 mil passageiros pelo modal aéreo, representando um aumento de 4% em relação a dezembro de 2022. Na rodoviária, a previsão é encerrar 2023 com um aumento de pelo menos 30% na movimentação.

Informações do Governo do Maranhão

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias