Início Variedades

Com o Grande Eclipse se aproximando, FAA orienta pilotos e passageiros sobre como se portar no dia

A FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) divulgou um comunicado alertando pilotos sobre possíveis impactos no tráfego aéreo durante o próximo eclipse total do sol, previsto para o dia 8 de abril. O fenômeno, apelidado de “O Grande Eclipse Norte-Americano”, terá visibilidade em diversos estados dos EUA, desde o Texas até o Maine.

Com o aumento do número de pessoas se planejando para contemplar o fenômeno em sua totalidade, incluindo viagens aéreas para regiões específicas, as autoridades antecipam um volume de tráfego aéreo maior que o usual nessas áreas. Isso pode potencialmente impactar os voos programados e até mesmo a rotina de alguns aeroportos.

A FAA aconselha os pilotos a estarem cientes dos possíveis efeitos no tráfego aéreo e nos aeroportos ao longo do caminho do eclipse. Há a possibilidade de um número maior que o normal de aeronaves e drones na área, além de atrasos e até mesmo restrições de estacionamento em alguns aeroportos, devido ao grande número de pessoas que irão se reunir em certos locais para acompanhar o evento.

Poderão ocorrer atrasos em aeroportos em estados como Texas, Vermont, Maine, Canadá, New Hampshire, Indiana, Ohio, Pensilvânia, Oklahoma, Arkansas, Illinois, Kentucky, e Missouri. As aeronaves também poderão ser mantidas em padrões de espera por mais tempo que o habitual e até mesmo ter seus trajetos alterados, se necessário.

Além disso, treinamentos de pilotos poderão ser afetados nas áreas ao redor do caminho do eclipse e até mesmo serem cancelados nesse dia. A FAA orientou os pilotos a verificar regularmente as NOTAMs (Notificações para Missões Aéreas) para atualizações.

Empresas de transporte aéreo estão se preparando há semanas para esse evento especial. A JSX, por exemplo, divulgou que oferecerá uma experiência de luxo para doze pessoas num voo especial para observação do eclipse. O voo XE-4824 irá partir do hangar designado da companhia aérea no Aeroporto Dallas-Love Field às 13h do dia 8 de abril, circulando ao redor de Dallas, antes de pousar por volta das 15h, horário local.

Outras transportadoras dos EUA, incluindo Delta Air Lines e United Airlines, também registram uma alta na demanda por voos durante o eclipse, já que muitas pessoas desejam vivenciar a emoção de assistir ao fenômeno a uma altitude de cruzeiro.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile