Com objetivo de produzir 500 aeronaves por ano, Joby adquire prédio no aeroporto de Dayton, nos EUA

Instalações da Joby já existentes em Marina, Califórnia, com dois protótipos do aeronave – Imagem: Joby Aviation

A norte-americana Joby Aviation, que desenvolve veículos aéreos elétricos de pouso e decolagem verticais (eVTOL) para serviços comerciais de passageiros, anunciou que adquiriu uma instalação existente no Aeroporto Internacional de Dayton e começou a contratar colaboradores para apoiar as operações iniciais de fabricação da empresa em Dayton, Ohio (EUA).

As instalações adquiridas pela Joby serão equipadas para apoiar as operações iniciais de fabricação em Dayton, que deverão começar ainda neste ano. A instalação será usada para a fabricação de peças de aeronaves em apoio à linha de produção piloto da Joby em Marina, Califórnia.

A aquisição das instalações é o primeiro passo no plano da empresa para desenvolver instalações capazes de construir até 500 aeronaves por ano em Dayton, que deverá incluir o projeto e a construção de uma fábrica maior afastada da área urbana.

“Estamos satisfeitos por poder adquirir uma instalação subutilizada no Aeroporto Internacional de Dayton e adaptá-la como um centro de produção moderno e de alta tecnologia para servir como nossa presença inicial de produção na região. Ainda neste ano, esperamos iniciar a fabricação subtrativa de peças de aeronaves de titânio e alumínio à medida que continuamos aumentando nossa força de trabalho em Dayton”, disse Didier Papadopoulos, presidente da divisão de fabricação de aeronaves da Joby.

“Esperamos continuar a colaboração e aumentar a nossa presença na região de Miami Valley à medida que construímos o futuro do voo no berço da aviação”, completou o executivo.

Joby anunciou em setembro de 2023 que havia selecionado Dayton, Ohio, como local para sua instalação de fabricação em escala, capaz de produzir até 500 aeronaves eVTOL por ano, com planos de investir até US$ 500 milhões e criar até 2.000 empregos industriais limpos e de alta qualidade na região.

O táxi aéreo elétrico da Joby foi projetado para transportar um piloto e quatro passageiros a velocidades de até 320 km/h, oferecendo mobilidade em alta velocidade com uma fração do ruído produzido por helicópteros e zero emissões operacionais.

Informações da Joby

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias