Início Aeroportos

Com obras, Aeroporto de Boa Vista deixará de receber voos comerciais por quatro períodos

Aeroporto de Boa Vista – Imagem: Alan Chaves, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

A Concessionária dos Aeroportos da Amazônia anunciou a próxima fase das obras no Aeroporto de Boa Vista, que incluem intervenções profundas na pista de pousos e decolagens. O objetivo é garantir a continuidade operacional, elevar os níveis de segurança e expandir a capacidade do aeroporto.

Para a realização desta etapa crucial, será necessário um fechamento parcial da pista. Importante ressaltar que as operações da aviação geral, como táxis aéreos e transporte aeromédico, não serão impactadas. A aviação comercial será suspensa em quatro etapas, sendo a primeira delas programada para ocorrer de 19 a 22 de janeiro de 2024.

A malha aérea já está sendo ajustada com a devida antecedência, e a Vinci destaca que esse planejamento foi meticulosamente alinhado com as companhias aéreas e diversas instituições, tanto públicas quanto privadas.

Além disso, todas as medidas operacionais fazem parte do cronograma de obras previsto no Contrato de Concessão do Aeroporto de Boa Vista, que teve início em abril de 2023 e está programado para se estender até o segundo semestre de 2024.

Inicialmente, estava prevista uma suspensão das operações por 16 dias consecutivos, com o fechamento completo da pista devido à complexidade da obra. No entanto, uma reformulação no planejamento possibilitou a liberação para aviação geral e a divisão do período em etapas de quatro dias consecutivos cada (de sexta a segunda). Foi tomado o cuidado de liberar operações comerciais no período pré e pós-Carnaval, devido à alta demanda. A escolha dos dias para as intervenções levou em consideração os dias com menor movimentação na semana.

O pacote de intervenções resolverá de maneira definitiva as questões relacionadas às limitações na pista do aeroporto. Isso permitirá a recepção de aeronaves de grande porte e o processamento simultâneo de voos domésticos e internacionais.

Com isso, o aeroporto terá a infraestrutura necessária para atrair novos voos para Boa Vista, um dos objetivos da concessionária. Além disso, as medidas possibilitarão que o aeroporto receba a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), um feito inédito em Roraima.

Paralelamente, as obras de ampliação e modernização do terminal de passageiros estão em andamento. No segundo semestre de 2024, o Aeroporto de Boa Vista terá o dobro do tamanho atual, com ampliações expressivas na sala de embarque e área do saguão de desembarque, restituição de bagagens, praça de alimentação mais moderna e totalmente remodelada.

São previstas adaptações no estacionamento de veículos e nas estruturas de apoio, modernização do sistema de ar-condicionado, estação para tratamento de efluentes e iluminação, entre outras melhorias, proporcionando benefícios significativos para toda a população.

Esse novo layout possibilitará que o aeroporto continue a apresentar um crescimento nos índices de tráfego de passageiros, conforme indicado nos últimos balanços divulgados pela empresa.

Datas das etapas:

  • Janeiro: 19 a 22 e de 26 a 29
  • Fevereiro: 2 a 5 e de 23 a 26

Informações da VINCI Airports

Leia mais:

Sair da versão mobile