Com Pantanal em chamas, FAB usa o KC-390 pela primeira vez para combater incêndios

Imagem: Governo de Mato Grosso do Sul

Na manhã desta sexta-feira (28), a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou uma missão de combate aos incêndios na região do Pantanal, mobilizando pela primeira vez a aeronave KC-390 Millennium para este tipo de operação. O avião, operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), Esquadrão Zeus, pousou no Aeroporto Corumbá (MS), vindo da Base Aérea Anápolis (GO), trazendo 19 tripulantes da FAB e mais 13 militares.

Segundo informou o governo estadual e a FAB, a intervenção aérea é essencial devido à gravidade das queimadas que assolam a região. O KC-390 Millennium, de matrícula FAB2858, está equipado com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS), que possibilita o combate efetivo ao fogo em áreas de difícil acesso.

O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, enfatizou a importância dessa operação: “Muito importante e imprescindível este apoio aéreo, porque vamos conseguir fazer lançamento em grande quantidade de água em áreas de difícil acesso. Nós temos alguns focos de incêndios hoje que é impossível chegar com os brigadistas e bombeiros militares.

O KC-390 tem a capacidade de lançar 12 mil litros de água a cada passagem, equivalente a quatro aviões do modelo Air Tractor. O MAFFS II, sistema integrado na aeronave, permite a projeção de água pela porta lateral da fuselagem, mantendo o interior da aeronave pressurizado e sem comprometer sua performance.

Entre suas características destaca-se o baixo custo de manutenção, rápida configuração e flexibilidade multimissão, tornando-o útil não apenas no combate a incêndios, mas também em operações contra derramamento de produtos químicos, contaminação nuclear, radiológica e biológica.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias