Com problemas nos motores, JetBlue deixará de voar para 3 cidades sulamericanas

Foto – DepositPhotos

A JetBlue confirmou hoje seus planos de redução de várias rotas e frequências tanto a nível nacional quanto internacional, afetando três mercados chave na América do Sul. A partir de 13 de junho, a JetBlue cessará completamente suas operações em Kansas City, além das cidades sulamericanas de Bogotá, Quito e em Lima.

Em contato com o portal parceiro Aviacionline, da JetBlue disseram que efetivamente deixarão de operar nessas cidades, enquanto também não retomarão as operações em Newburgh, em Nova York.

“A JetBlue está constantemente avaliando nossas rotas para servir melhor aos nossos clientes, devolver nossa companhia aérea à rentabilidade e encontrar maneiras de melhorar nossa confiabilidade (…) Essas decisões nunca são fáceis, no entanto, esses mercados têm ficado recentemente abaixo das nossas expectativas”, responderam da companhia aérea.

“Esses movimentos nos permitirão realocar nossa frota para aumentar as frequências em rotas bem-sucedidas a partir das cidades focais da JetBlue, enquanto continuamos aumentando o tempo crucial em solo para nossas aeronaves, reduzindo a possibilidade de atrasos para nossos clientes. As mudanças também nos ajudarão durante um período em que a disponibilidade de aeronaves é limitada, especialmente com algumas de nossas aeronaves em solo devido a inspeções do motor Pratt & Whitney GTF“, explicaram.

Precisamente, Jehn havia dito no comunicado interno que “esses mercados não são rentáveis e nosso tempo de voo pode ser melhor aproveitado em outros lugares”.

A JetBlue atualmente conecta Bogotá, Quito e Lima com Fort Lauderdale (Miami), as quais não apenas ofereciam acesso direto a destinos sul-americanos, mas também serviam como pontos de conexão para outros destinos dentro dos Estados Unidos por meio de sua rede.

A companhia aérea continuará voando na América do Sul a partir de Fort Lauderdale para Guayaquil e Medellín; assim como de Nova York para Georgetown, Guayaquil e Cartagena.

Além disso, a JetBlue também reduzirá várias rotas de Los Angeles (LAX) para destinos como Las Vegas (LAS), Miami (MIA), Reno-Tahoe (RNO), San Francisco (SFO) e Seattle-Tacoma (SEA), Liberia (LIR) na Costa Rica, Cancún (CUN) e Puerto Vallarta (PVR) no México. Esses ajustes se devem à falta de slots suficientes em LAX e à dependência prevista da fusão com a Spirit Airlines.

Outras rotas afetadas incluem voos entre Tampa (TPA) e Aguadilla (BQN), Porto Rico; Nova York (JFK) e Detroit (DTW); e entre Orlando (MCO) e Salt Lake City (SLT).

“Agora mais do que nunca, cada rota deve ganhar seu direito de permanecer em nossa rede”, concluiu Jehn.

Esses cortes de rotas ocorrem apenas duas semanas após o colapso do acordo de fusão entre Spirit e JetBlue. Ambas as companhias aéreas estão buscando se reorganizar e tornar rentáveis mercados-chave em meio a desafios financeiros e operacionais.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias