Com questões climáticas, Emirates tem observado aumento no número de turbulências em seus voos

A Emirates tem observado um aumento na quantidade de turbulência em seus voos, o que está levando a indústria a “aumentar seus esforços em segurança nesta área“, de acordo com o presidente da companhia, Tim Clark.

Em uma declaração após um incidente em um voo da Singapore Airlines em 21 de maio, Clark afirmou, na reunião da IATA em 2 de junho, que a Emirates já havia notado um aumento nos incidentes de “turbulência de ar claro”.

“Bem antes disso, havia evidências de que começávamos a ver, não uma tendência geográfica de onde essas coisas estavam acontecendo, mas um aumento na quantidade de turbulência de uma forma geral”, afirma. “Algumas pessoas dizem que é mudança climática, outras pessoas dizem que você tem muito mais voos do que costumava ter, mas o fato é que a incidência estava subindo.”

Como resultado, o incidente da Singapore Airlines foi “coincidente” com a indústria “percebendo que algo estava acontecendo”, diz ele. “Tivemos nossa própria parcela de problemas”, explica Clark. “Não tão ruim quanto a Singapore Airlines, infelizmente, teve, mas vamos ser honestos”.

“Toda a indústria está agora aumentando o jogo em relação a garantir que os passageiros estejam presos.” Descrevendo o problema como “sem problema real” e “solucionável”, Clark acrescenta: “Estamos olhando todos os protocolos. Vamos adotar uma abordagem medida para tudo isso.”

Além disso, a Emirates está tentando usar a IA para prever quando os incidentes podem ocorrer, diz ele. “Podemos prever padrões climáticos e os componentes de situações de turbulência no ar claro, dados as velocidades do vento da corrente de jato, o movimento da corrente de jato, as latitudes da corrente de jato, a combinação de ventos na atmosfera superior que causam esses vórtices”, afirma Clark.

“Enquanto isso, você verá como resultado do [incidente da Singapore Airlines] que a indústria estará muito mais preocupada em garantir que as pessoas estejam em seus assentos e seguras da melhor maneira possível“, finalizou.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias